Mundo

Empresário britânico lança serviço de táxi para apenas um passageiro

O veículo escolhido pela empresa foi o “Smart Passion Fourtwo”, considerado o carro convencional menos poluente e de consumo mais eficiente no Reino Unido, atualmente

O Smart é movido a diesel e emite apenas 89 gramas de dióxido de carbono por quilômetro, (Divulgação/ Cab4one)

O Smart é movido a diesel e emite apenas 89 gramas de dióxido de carbono por quilômetro, (Divulgação/ Cab4one)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de março de 2011 às 10h36.

São Paulo - Táxis convencionais e veículos de aluguéis gastam a maior parte do seu tempo levando apenas um passageiro. Isso os torna ineficientes e mais agressivos ao meio ambiente em termos de emissões de carbono. Pensando nisso, a empresa britânica Cab4one (Táxi para um), criou um serviço diferenciado para passageiros solitários: todos os veículos da frota podem transportar apenas um passageiro, além das bagagens.

Justin Martin Ott, fundador da empresa, teve a ideia do serviço depois de constatar que a maioria dos veículos que transportavam passageiros dos aeroportos carregavam apenas um passageiro. Em 2010, a empresa começou a operar no aeroporto de Stansted, próximo a Londres.

O veículo foi o “Smart Passion Fourtwo”, que segundo a empresa, é considerado o veículo convencional menos poluente no Reino Unido, atualmente. O Smart é movido a diesel e emite apenas 89 gramas de dióxido de carbono por quilômetro, além de ter apenas a metade do tamanho de um táxi convencional. Ott explica que a utilização de carros elétricos ainda não é viável em Londres, devido ao intervalo de recarga das baterias.

O veículo comporta até três malas grandes, além de bagagens de mão, o que é mais do que uma pessoa pode carregar em um avião. O mini taxi ainda possui conexão wi-fi e tomadas para carregar todos os tipos de equipamentos dos usuários. Assim, os passageiros podem trabalhar enquanto viajam.

Ott diz que a reação dos passageiros quando se deparam com o mini taxi é de surpresa, mas que após utilizar o serviço, acabam gostando e percebem que não precisam de carros enormes poluindo ainda mais o meio ambiente.

Para encorajar a população a andar mais de bicicleta, a Cab4one também criou o Bike Rescue. O serviço oferece socorro aos ciclistas. Eles buscam o ciclista e sua bike onde quer que estejam, e os levam em segurança para sua casa ou outro destino final. A empresa também carrega um kit de primeiro socorros, para caso de emergência.

Segundo o empresário, a economia de combustível do veículo deixa seus táxis com preços muito competitivos. A Cab4one tem planos de expandir seus serviços para outras cidades do Reino Unido e para o Centro de Londres.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPaíses ricosPoluiçãoReino UnidoSustentabilidadeTecnologias limpas

Mais de Mundo

Programa espacial soviético colecionou pioneirismos e heróis e foi abalado por disputas internas

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Mais na Exame