Mundo

Embarcação do Irã se aproxima de navio da Marinha dos EUA

Foi no mínimo o 4º incidente do tipo em menos de um mês. As autoridades norte-americanas temem que estas ações iranianas possam levar a equívocos


	Navio americano: os funcionários, que falaram sob condição de anonimato, disseram que o barco iraniano navegou diretamente à frente do USS Firebolt
 (Reuters / Marinha dos EUA)

Navio americano: os funcionários, que falaram sob condição de anonimato, disseram que o barco iraniano navegou diretamente à frente do USS Firebolt (Reuters / Marinha dos EUA)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2016 às 18h45.

Washington - Um navio de patrulha da Marinha dos Estados Unidos mudou de curso depois que uma embarcação de ataque rápido da Guarda Revolucionária do Irã chegou a 91 metros de distância no centro do Golfo Pérsico no domingo, disseram duas autoridades do Departamento de Defesa dos EUA à Reuters nesta terça-feira.

Foi no mínimo o quarto incidente do tipo em menos de um mês. As autoridades norte-americanas temem que estas ações iranianas possam levar a equívocos.

Anos de animosidade mútua foram apaziguados quando Washington suspendeu sanções contra Teerã em janeiro, na esteira de um acordo para conter as ambições nucleares do Irã, mas diferenças sérias a respeito do programa de mísseis balísticos do país persa e dos conflitos na Síria e no Iraque ainda permanecem.

Os funcionários, que falaram sob condição de anonimato, disseram que o barco iraniano navegou diretamente à frente do USS Firebolt, obrigando o navio de 53 metros a mudar de direção.

A interação não foi "nem segura nem profissional devido à falta de comunicação e à manobra de assédio de curta distância", disse um dos funcionários, acrescentando que foi possível ver armas expostas e manejadas na embarcação iraniana.

O navio dos EUA tentou se comunicar com o barco iraniano por rádio três vezes, mas não obteve resposta.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstados Unidos (EUA)Irã - PaísMarinhaOriente MédioPaíses ricos

Mais de Mundo

Parlamento russo aprova lei que proíbe 'propaganda' de estilo de vida sem filhos

Inflação na Argentina sobe 2,7% em outubro; a menor desde 2021

Israel ordena a evacuação de 14 cidades no sul do Líbano antes de atacá-las

Trump ganhou 1 milhão de votos entre 2020 e 2024; democratas perderam 9,4 milhões