Mundo

Embalsamador filipino se oferece para cuidar de Chávez

Frank Malabed ficou famoso por ter embalsamado o corpo do ditador Ferdinand Marcos


	Malabed mostra ferramentas que usa para embalsamar: ele explicou que os especialistas precisam agir com rapidez para preservar o corpo da decomposição
 (Ted Aljibe/AFP)

Malabed mostra ferramentas que usa para embalsamar: ele explicou que os especialistas precisam agir com rapidez para preservar o corpo da decomposição (Ted Aljibe/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de março de 2013 às 10h25.

Manila - Um embalsamador filipino, famoso por ter embalsamado o corpo do ditador Ferdinand Marcos, ofereceu seus serviços à Venezuela nesta sexta-feira, para dotar o corpo do presidente Hugo Chávez de um halo de eternidade, como preveem autoridades venezuelanas.

Frank Malabed explicou que os especialistas precisam agir com rapidez para preservar da decomposição o corpo de Chávez, morto como consequência de um câncer aos 58 anos e cujo funeral nacional será realizado nesta sexta-feira em Caracas.

"Não me contactaram (as autoridades venezuelanas), mas sempre estou disposto. Posso me ocupar de quem quer que seja, onde for", explicou à AFP o embalsamador sexagenário.

Os métodos empregados dependerão do estado do corpo de Hugo Chávez, cujo ex-vice-presidente Nicolás Maduro, designado como seu sucessor pelo líder sul-americano antes de sua morte, anunciou que descansaria eternamente no Museu da Revolução.

"O que conta é que não demorem (a escolher o embalsamador). Quanto mais esperarem, mais difícil será", advertiu.

Maduro disse que Chávez será embalsamado como os grandes revolucionários do século XX, Lênin, Ho Chi Minh e Mao Tsé-Tung.

Frank Malabed se formou em Manila, em uma base da força aérea americana, junto ao seu pai, que era o encarregado de preparar os corpos de milhares de soldados mortos no Vietnã na década de 1960.

Seu cliente mais conhecido é o ditador Ferdinand Marcos, morto no exílio, no Havaí, em 1989. Marcos está exposto em um caixão de cristal, na terra de sua família.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaFilipinasHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país