Mundo

Embaixador sírio deserta e convoca Exército à revolução

O embaixador da Síria no Iraque também deixou o partido governista Baath

Nawaf Fares lê comunicado anunciando sua deserção: "voltem os canhões contra os criminosos deste regime que mata seu povo" (Al-Jazeera/Divulgação)

Nawaf Fares lê comunicado anunciando sua deserção: "voltem os canhões contra os criminosos deste regime que mata seu povo" (Al-Jazeera/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2012 às 11h00.

Bagdá - O embaixador da Síria no Iraque, Nawaf Fares, pediu ao Exército sírio que se "una imediatamente às fileiras da revolução", em comunicado difundido pela rede de televisão Al-Jazeera após a "deserção" do diplomata.

"Declaro minha deserção como representante da República Árabe Síria no Iraque e minha saída do partido Baath" (no poder), diz o diplomata em um vídeo divulgado pela Al-Jazeera no Qatar.

"Peço a todas as pessoas dignas e livres da Síria, especialmente aos militares, que se unam de imediato às fileiras da revolução", acrescenta o embaixador - que não revela seu paradeiro - antes de exclamar: "voltem os canhões contra os criminosos deste regime que mata seu povo".

"Todos os jovens da Síria devem se unir imediatamente à revolução para afastar o pesadelo e este bando que tem semeado a corrupção e a destruição do estado e da sociedade na Síria por mais de 40 anos".

Fares pede ainda aos militantes do Baath que desertem porque o regime transformou o partido "em um instrumento de repressão ao povo e as suas aspirações de liberdade e dignidade".

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaExércitoIraqueSíria

Mais de Mundo

Caixas-pretas de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão são encontradas

Morre o ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, aos 92 anos

Israel mata membros do alto escalão do braço armado do Hamas na Cidade de Gaza

Lavrov diz que os EUA devem dar “primeiro passo” para restaurar o diálogo com a Rússia