Bana: os tuítes da menina de sete anos chamaram a atenção de pelo menos uma proeminente usuária da rede social (Twitter Bana Alabed/Reprodução)
Reuters
Publicado em 24 de novembro de 2016 às 21h57.
Com os cabelos penteados em maria-chiquinhas com laços rosa, a menina Bana Alabed, de sete anos, inspeciona os destroços em sua cidade natal, Aleppo, antes de andar em frente às câmeras.
"Eu estou triste. Isso é tão ruim", ela diz em inglês, em um vídeo divulgado no Twitter. Ela é vista posteriormente segurando um cartaz em que se lê: "Fique com Aleppo. Por favor, parem os bombardeios e acabem com o cerco".
checking in the morning after a night of bombing #Aleppo #StandWithAleppo pic.twitter.com/vcbJ3vbD91
— Bana Alabed (@AlabedBana) November 22, 2016
O vídeo, postado no Twitter na terça-feira e acompanhado pela legenda "conferindo a situação na manhã após noite de bombardeio" é o mais recente que a garotinha compartilhou com seus quase 94 mil seguidores do Twitter retratando a vida na cidade síria destruída pela guerra.
Questionada sobre o que esperam conseguir, a mãe de Bana, Fatemah, disse à Reuters via Twitter em inglês: "Nos esforçamos para mostrar às pessoas nossas (vidas), para que possam agir. Nós apenas tuítamos o que pensamos. O vídeo é feito perto de nossa casa, nosso bairro está em ruínas"
Os tuítes da menina de sete anos chamaram a atenção de pelo menos uma proeminente usuária da rede social. Quando Fatemah enviou um tuíte à J.K. Rowling, autora de Harry Potter, dizendo que sua filha queria ler uma das histórias dela, a escritora e seu agente responderam rapidamente.
Hi @jk_rowling I watched Harry Potter movie, Bana would like to read the book.- Fatemah #Aleppo
— Bana Alabed (@AlabedBana) November 21, 2016
Fatemah disse que Bana desde então recebeu os ebooks de "Harry Potter" e começaria a lê-los. Alabed enviou um tuíte para agradecer, ao qual a autora respondeu "Amo você também, Bana! Estou pensando em você, fique segura #Aleppo".
Love you too, Bana! Thinking of you, keep safe #Aleppo https://t.co/1l5SJPStEm
— J.K. Rowling (@jk_rowling) November 23, 2016
My friend @jk_rowling how are you? Thank you for the book, love you from #Aleppo. - Bana pic.twitter.com/c84b4Zux0G
— Bana Alabed (@AlabedBana) November 23, 2016
Hello my friend @jk_rowling, I started reading your books now, my heart is for you. Thank you. - Bana #Aleppo #StandWithAleppo pic.twitter.com/MHtOIFzwuI
— Bana Alabed (@AlabedBana) November 24, 2016
What are we doing? We are reading Harry Potters. - Bana #Aleppo pic.twitter.com/wzuZq62Em0
— Bana Alabed (@AlabedBana) November 24, 2016