Mundo

Elizabeth II cumprimenta ex-dirigente do IRA

O ato foi considerado pela realeza britânica como um novo marco no processo de paz na Irlanda do Norte

Elizabeth II cumprimenta Martin McGuinness em Belfast: ele passou de dirigente do IRA a líder no processo de paz que resultou no acordo de 1998 (Paul Faith/AFP)

Elizabeth II cumprimenta Martin McGuinness em Belfast: ele passou de dirigente do IRA a líder no processo de paz que resultou no acordo de 1998 (Paul Faith/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2012 às 09h01.

Belfast - A rainha Elizabeth II e o ex-dirigente do IRA Martin McGuinness deram um histórico aperto de mãos nesta quarta-feira em Belfast, um ato considerado como um novo marco no processo de paz na Irlanda do Norte, anunciou o Palácio de Buckingham.

O antecipado aperto de mãos entre a soberana britânica e o atual vice-ministro principal da Irlanda do Norte aconteceu a portas fechadas durante um evento cultural no teatro lírico da capital norte-irlandesa, 14 anos depois do acordo de paz da Sexta-Feira Santa que acabou com 30 anos de violência entre protestantes leais à Coroa e católicos republicanos.

O encontro, inconcebível há alguns anos, aconteceu no segundo dia de visita da rainha a esta província britânica, na presença de seu marido, o duque de Edimburgo, do ministro principal da Irlanda, o unionista Peter Robinson, e do presidente da Irlanda, Michael D. Higgins.

Ao final do ato, desta vez diante das câmeras de televisão, a rainha e McGuinness voltaram a apertar as mãos, enquanto o ex-dirigente do IRA dizia algumas palavras.

"Adeus e vá com Deus", afirmou, ao que parece em gaélico, segundo os jornalistas presentes.

Questionado sobre o aperto de mãos inédito, um porta-voz do primeiro-ministro David Cameron afirmou: "Acreditamos que é correto que a rainha se reúna com todas as partes".

O porta-voz recordou que a recente visita da rainha a Irlanda "levou as relações entre os dois países a um nível completamente novo".

Elizabeth II fez em maio de 2011 uma histórica visita de reconciliação a Irlanda, a primeira de um monarca britânico desde a independência da república em 1922.

McGuinness, 62 anos, passou de dirigente do Exército Republicano Irlandês (IRA) a líder no processo de paz que resultou no acordo de 1998.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesEuropaFamília real britânicaIrlandaPaíses ricosPiigsPolíticaReino Unido

Mais de Mundo

Tailândia anuncia que se juntará ao Brics como Estado associado em 1º de janeiro

Mediadores querem fechar acordo de trégua em Gaza antes da posse de Trump

Governo da Alemanha acusa Musk de tentar interferir em eleições do país