Mundo

Eletrobras quer obras de hidrelétrica na Nicarágua em novembro

Rio de Janeiro - A Eletrobras planeja para novembro o início das obras de construção da hidrelétrica de Tumarin, uma usina que gerará 250 megawatts de energia no sul da Nicarágua, anunciou hoje o presidente da empresa, José Antonio Muniz Lopes. "Será o primeiro projeto no processo de internacionalização da Eletrobras", disse o executivo em […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Rio de Janeiro - A Eletrobras planeja para novembro o início das obras de construção da hidrelétrica de Tumarin, uma usina que gerará 250 megawatts de energia no sul da Nicarágua, anunciou hoje o presidente da empresa, José Antonio Muniz Lopes.

"Será o primeiro projeto no processo de internacionalização da Eletrobras", disse o executivo em um seminário no Rio de Janeiro.

A concessão para a construção e operação da hidrelétrica foi concedida a um consórcio liderado pela Eletrobras e a empresa Queiroz Galvão.

Em uma visita oficial ao Brasil realizada há um mês o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, convidou Luiz Inácio Lula da Silva para participar da cerimônia de comemoração do início das obras.

O projeto deve ser concluído entre três e quatro anos e o custo estimado é de US$ 700 milhões, que será financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE).

Segundo Muniz Lopes, a Eletrobras também tem adiantados estudos para a construção da hidrelétrica de Inambari, no Peru, com capacidade para gerar 200 megawatts de energia.

O executivo espera que a estrutura societária do consórcio que construirá a hidrelétrica peruana possa ser definida ainda este ano para que as obras comecem em 2011.

Leia mais sobre usinas

Siga as últimas notícias de Meio Ambiente e Energia no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:EletrobrasEmpresasEmpresas estataisEnergia elétricaEstatais brasileirasHidrelétricasHoldingsServiçosUsinas

Mais de Mundo

Papa Francisco: novo boletim médico do indica 'leve melhora' em quadro inflamatório

Sobrevoos de drones dos EUA no México são 'colaboração' antiga, diz presidente

Egito diz que Faixa de Gaza pode ser reconstruída em 3 anos

Conversas sobre a segunda fase do cessar-fogo em Gaza começarão na próxima semana