Eleitores que votaram antecipadamente nos EUA passam de 90 milhões

Especialistas preveem que total de eleitores pode chegar a 150 milhões, um recorde histórico

Passa de 90 milhões o número de eleitores que já votaram antecipadamente para presidente dos Estados Unidos, segundo levantamento da Universidade da Flórida. O volume equivale a dois terços do registrado em 2016, no pleito anterior. Nesse ritmo, o total deve chegar a 150 milhões, um recorde histórico, até o dia da eleição, 3 de novembro.

Quer saber como navegar nas turbulências do atual cenário internacional? Leia as análises e relatórios da EXAME Research

Dos 90 milhões de votos antecipados, 57 milhões foram enviados pelo correio, enquanto 32 milhões, entregues pessoalmente. Nos EUA, o voto não é obrigatório. Mas os eleitores estão enfrentando o medo da pandemia do novo coronavírus e longas filas nas seções eleitorais em meio à acirrada disputa entre o atual presidente, o republicano Donald Trump, e o democrata Joe Biden.

Neste último final de semana de campanha, o ex-presidente Barack Obama, de quem Biden foi vice entre 2009 e 2017, está reforçando o corpo-a-corpo do candidato democrata no estado de Michigan. Trump está focando na Pensilvânia. Em 2015, o republicano ganhou no estado – um reduto democrata – por uma diferença de apenas 45 mil votos e quer garantir a superioridade neste ano também. Amanhã, é a vez de Biden fazer um discurso na Filadélfia, a maior e mais famosa cidade da Pensilvânia.

As pesquisas de intenção de voto indicam vantagem de Biden e um baixo número de eleitores indecisos. De dez institutos de pesquisa monitorados pelo jornal The New York Times, oito apontam vitória de Biden por uma diferença de 2 a 12 pontos percentuais, enquanto um prevê vitória de Trump por cinco pontos e outro, empate.

Os últimos dias da corrida à Casa Branca têm sido tumultuados com discussões acerca do voto pelo correio e da alta possibilidade de judicialização da apuração em alguns estados.

Ouça, no novo episódio do podcast EXAME Política, todos os detalhes sobre a disputa:

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.