Mundo

Eleições nos EUA: vice de Trump, Vance promete recuperar indústria em estados cruciais na disputa

Senador por Ohio fez discurso final da Convenção Republicana nesta quarta-feira

J. D. Vance, senador por Ohio e candidato a vice-presidente ( JEFF KOWALSKY/AFP/Getty Images)

J. D. Vance, senador por Ohio e candidato a vice-presidente ( JEFF KOWALSKY/AFP/Getty Images)

Rafael Balago
Rafael Balago

Repórter de macroeconomia

Publicado em 18 de julho de 2024 às 00h20.

Última atualização em 18 de julho de 2024 às 00h46.

Milwaukee, Wisconsin - J.D. Vance, candidato a vice-presidente na chapa de Donald Trump, fez um discurso na Convenção Republicana nesta quarta-feira buscando atrair eleitores em estados-chave para a disputa, como Pensilvânia, Wisconsin e Michigan, que sofreram com a perda de indústrias.

O discurso corrobora a narrativa de que os republicanos investirão pesado em fazer campanha nesses estados, como mostrou EXAME.

Vance acusou Biden de retirar empregos destas regiões ao apoiar o acordo Nafta, nos anos 1990, como senador, e depois como presidente, ao permitir a entrada de produtos chineses baratos e ao estimular a transição energética.

O candidato, que é senador por Ohio, entrou no palco ao som de música country. Ele fez muitos elogios a Trump, como esperado, e buscou adotar um discurso mais moderado. Prometeu que “nos próximos quatro anos, o partido estará aberto à troca de ideias”. Mas não poupou críticas a Joe Biden.

J. D. Vance, 39 anos, é senador por Ohio. Ele foi confirmado como candidato republicano a vice-presidente na segunda-feira, dia 15, em uma decisão do ex-presidente Donald Trump, seu companheiro de chapa.

Quem é J. D. Vance

James David Vance, de 39 anos ficou conhecido após escrever um best-seller sobre as dificuldades da classe média, que fez sucesso em 2016. Ele serviu como militar na Marinha, estudou ciência política em Ohio e depois direito em Yale.

Em 2022, Vance disputou o senado por Ohio e ganhou, no que foi sua primeira vitória eleitoral. Apesar de se apresentar como J. D. Vance, seu nome real é James Donald Bowman.

Vance já foi crítico de Trump, a quem chamou de "heroína cultural" e "repreensível". No entanto, ele mudou de postura e se aproximou do ex-presidente, que apoiou sua campanha ao Senado.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:J.D. VanceConvenção RepublicanaDonald TrumpEleições EUA 2024

Mais de Mundo

Solto da prisão de manhã, Peter Navarro é ovacionado na convenção republicana à noite

Biden tem grandes chances de desistir no fim de semana, dizem democratas em Washington

Fotos de ataque a Trump são usadas para vender bíblias e camisetas na Convenção Republicana

Biden é diagnosticado com Covid-19, diz Casa Branca

Mais na Exame