Mundo

Ele virou chefe de estado aos 31 anos. Aos 35, sai acusado de corrupção

Chanceler da Áustria e líder de partido conservador, Sebastian Kurz é acusado de utilizar dinheiro público para manipular pesquisas de opinião e cobertura da imprensa

Sebastian Kurz, chanceler da Áustria, renuncia neste sábado, 9 de outubro, em meio a investigações de corrupção (Lisi Niesner/Reuters)

Sebastian Kurz, chanceler da Áustria, renuncia neste sábado, 9 de outubro, em meio a investigações de corrupção (Lisi Niesner/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2021 às 16h04.

O chanceler da Áustria, Sebastian Kurz, renunciou ao cargo neste sábado em meio a acusações de corrupção em seu governo e a pressões de políticos e da opinião pública. Ele negou que tenha praticado atos ilícitos e disse que as acusações não têm base.

Kurz e outras nove pessoas estão sob investigação de uso de dinheiro público para fins partidários, o que é proibido.

O então chanceler deu declarações neste sábado em Viena e sugeriu que o atual ministro das Relações Exteriores, Alexander Schallenberg, seja o seu substituto. Kurz disse que vai continuar como líder do ÖVP People's Party, da ala conservadora da política austríaca.

Ele lidera o partido desde 2017 e foi um dos responsáveis pela vitória da sigla nas eleições gerais do mesmo ano, o que o fez se tornar um dos mais jovens chefes de estado do mundo eleito democraticamente, com apenas 31 anos. Agora, com 35 anos, deixa o cargo.

As acusações são relacionadas ao período entre 2016 e 2018, quando verbas do Ministério das Finanças teriam sido utilizadas indevidamente para subornar pessoas e manipular os resultados de pesquisas de opinião e a cobertura da imprensa sobre o seu governo, segundo a procuradoria responsável pelo caso.

Na última quarta, dia 7, escritórios de Kurz e do seu partido foram alvo de operação de busca por autoridades da Justiça austríaca relacionada às suspeitas de corrupção.

(Com agências de notícias)

Acompanhe tudo sobre:ÁustriaCorrupçãoJustiça

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal