Mundo

EI já controla uma área na Síria 5 vezes maior que o Líbano

O Estado Islâmico tem em suas mãos todo o leste de Deir ez Zor, após tomar Al Mayadin, o principal centro urbano da região


	Combatente do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) em Mussul
 (Reuters)

Combatente do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) em Mussul (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2014 às 09h13.

Beirute - O grupo radical Estado Islâmico (EI) já controla todo o leste da província de Deir ez Zor, dominando uma área na Síria cinco vezes maior que o Líbano, informou nesta quinta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Segundo a ONG, que cita ativistas no local, o EI tem em suas mãos todo o leste de Deir ez Zor, após tomar Al Mayadin, o principal centro urbano da região.

Este avanço aconteceu depois que os combatentes da Frente Al Nusra, braço da Al Qaeda na Síria, e outras facções se retiraram da região após anunciar que abandonavam a luta contra o EI.

Desta maneira, a organização jihadista se estende, de leste a oeste, desde o povoado de Al Bukamal, em Deir ez Zor e na fronteira com o Iraque, até a periferia nordeste da cidade de Aleppo.

No norte, os extremistas dominam grande parte da fronteira entre Síria e Turquia, excetuando lugares de maioria curda, como áreas da província de Al Hasaka, e de alguns povos árabes.

Pelo sul, chegam até áreas desérticas das províncias centrais de Hama e Homs.

No domingo passado, o EI proclamou um califado islâmico na Síria e no Iraque, após tomar partes do norte e do centro do território iraquiano durante o último mês.

Desde janeiro, o EI enfrenta vários grupos rebeldes do norte da Síria, entre eles a Frente Al Nusra, embora nos últimos dias algumas facções tenham anunciado que mudavam de lado e deixavam de lutar contra a organização liderada por Abu Bakr al-Baghdadi. 

Acompanhe tudo sobre:abu-bakr-al-baghdadiAl QaedaEstado IslâmicoIslamismoLíbanoSíriaSunitasTerrorismo

Mais de Mundo

Como irão funcionar as eleições presidenciais na Venezuela?

Incêndio florestal na Califórnia destruiu área maior do que a de Los Angeles

Blinken preocupado com 'ações provocativas' da China nas imediações de Taiwan

Após críticas de Trump, FBI confirma que ele foi ferido por uma bala

Mais na Exame