Egito tem novos confrontos entre policiais e manifestantes

Os manifestantes e os policiais se enfrentaram com granadas de gás lacrimogêneo e pedras

Port Said - Os confrontos foram retomados nesta quarta-feira em Port Said, a poucos dias de um veredito esperado no processo de uma tragédia de futebol ocorrida há um ano nesta cidade do nordeste do Egito.

Em função disso, o chefe das forças de segurança de Port Said foi afastado de seu cargo.

Mohsen Radi foi transferido para o departamento de serviços carcerários do Cairo, depois de vários pedidos visando a acalmar a situação na cidade.

Os manifestantes e os policiais se enfrentaram com granadas de gás lacrimogêneo e pedras, e também foram ouvidos disparos enquanto os helicópteros sobrevoavam o setor à baixa altura.

Há uma forte tensão em Port Said desde que 21 pessoas foram condenadas à pena capital em janeiro, principalmente torcedores do clube de futebol da cidade, acusados de serem responsáveis pela morte de mais de 70 pessoas depois de uma partida no ano passado contra uma equipe do Cairo.

Quarenta pessoas morreram nos confrontos com as forças de ordem depois da divulgação do veredicto.

A tensão aumentou no domingo depois do anúncio da transferência para fora da cidade de 39 pessoas detidas em Port Said, que comparecerão na segunda parte desse processo, cuja decisão deve sair no sábado.

Seis pessoas, sendo três policiais, morreram em choques registrados na madrugada de segunda-feira.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.