Mundo

Egito retira seu embaixador na Turquia

Convocação é o mais recente sinal da rápida deterioração das relações entre os dois países desde o golpe militar que depôs Morsi


	Local de ataque em frente a mesquita no Egito: Erdogan havia criticado as potências ocidentais por ignorarem a gravidade da situação no país
 (Getty Images)

Local de ataque em frente a mesquita no Egito: Erdogan havia criticado as potências ocidentais por ignorarem a gravidade da situação no país (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2013 às 19h17.

O Egito retirou seu embaixador da Turquia em mais um sinal da rápida deterioração das relações entre os dois países desde o golpe militar que depôs Mohammed Morsi no início de julho.

A convocação do embaixador egípcio em Ancara foi anunciada por meio de uma lacônica nota divulgada hoje pelo Ministério das Relações Exteriores do Egito.

Antes da decisão, o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, havia criticado as potências ocidentais por ignorarem a gravidade da situação no Egito e pedido uma reunião urgente do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o assunto.

Egito e Turquia mantiveram boas relações durante o período em que Morsi, primeiro presidente democraticamente eleito da história de seu país, esteve no poder.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaÁfricaTurquiaEgitoDiplomacia

Mais de Mundo

EUA e Dinamarca renegociarão acordo de defesa sobre Groenlândia, diz agência

'Faremos o que quisermos', diz Trump durante assinatura do Conselho de Paz

Quais países estão no Conselho da Paz de Trump

O que é o Conselho de Paz de Trump, novo órgão que desafia a ONU