Mundo

"É um papa esperto, que tem muita malandragem", diz Mujica

"Se Deus existe, tem que dar-lhe uma mão porque tem a missão de reformar a única corte antiga que resta sobre a terra", declarou Mujica


	O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica: o presidente do Uruguai é um ex-guerrilheiro de 77 anos, famoso por sua falta de apego a formalidades e que vive em uma fazenda nos arredores de Montevidéu.
 (GettyImages)

O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica: o presidente do Uruguai é um ex-guerrilheiro de 77 anos, famoso por sua falta de apego a formalidades e que vive em uma fazenda nos arredores de Montevidéu. (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2014 às 08h42.

Montevidéu - O presidente do Uruguai, José Mujica, elogiou nesta terça-feira a habilidade para lidar com pessoas do papa Francisco, a quem visitou há dez dias durante uma viagem internacional, e disse que o líder religioso tem uma missão importante e difícil a ser realizada.

"É um papa esperto, que tem que tem muita malandragem e uma grande tarefa pela frente. Se Deus existe, tem que dar-lhe uma mão porque tem a missão de reformar a única corte antiga que resta sobre a terra", declarou Mujica ao jornal "La República".

"É um papa sóbrio, que tem consciência de que não é época de uma igreja com pompa, mas uma que esteja perto dos pobres", acrescentou o presidente do Uruguai, um ex-guerrilheiro de 77 anos, famoso por sua falta de apego a formalidades e que vive em uma fazenda nos arredores de Montevidéu. Ele tem um patrimônio de R$ 455 mil e doa quase 90% de seu salário, que é de cerca de R$ 26 mil.

Mujica também falou sobre outros aspectos da viagem de duas semanas, que começou na China e teve como objetivo atrair investimentos ao país que governa. "O mais valioso foi o interesse chinês nas grandes obras", comentou.

O segundo país a ter sido visitado foi a Espanha, onde o líder uruguaio revelou que pediu ao rei Juan Carlos e ao presidente do Governo, Mariano Rajoy, que tenham "uma boa disposição" à rodada de negociações entre a União Europeia e o Mercosul. O objetivo é conseguir um acordo de livre comércio e demonstrem uma "atitude aberta e próspera" no processo.

"Caso contrário, continuaremos negociando com a Ásia, e isso não convém a eles nem a nós, porque não é bom ter todos os ovos em uma só cesta", ressaltou. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaIgreja CatólicaJosé MujicaPapa FranciscoPapasUruguai

Mais de Mundo

Putin pede desculpas por queda de avião da Azerbaijan Airlines

Crise política afeta economia da Coreia do Sul

Geórgia se prepara para a posse de um presidente com posições ultraconservadoras e antiocidentais

Ataques israelenses matam ao menos 48 pessoas na Faixa de Gaza nas últimas 24h