São Paulo – Ele já usou um pau de selfie e participou de um quadro engraçadinho em um dos mais prestigiados programas de entrevistas da televisão americana. Não há dúvidas de que Barack Obama é bem-humorado. Agora, uma pesquisa recente revela que ele é também admirado mundo afora. Quer dizer, com exceção da Rússia.
A pesquisa foi conduzida em 40 países pelo Pew Research Center, uma organização independente que é formada por especialistas de diferentes áreas que se dedicam ao estudo dos acontecimentos políticos, sociais e econômicos, e faz parte de um estudo maior que teve como objetivo observar a imagem geral dos Estados Unidos.
Pois segundo os resultados obtidos, 65% dos países avaliados disseram confiar nas decisões do atual presidente americano no que diz respeito às relações político-diplomáticas no planeta. “De forma geral, Obama é muito mais popular que seu predecessor”, constatou a entidade. Lembrando que o ex-presidente em questão era George W. Bush.
E é nas Filipinas onde estão as pessoas que mais acreditam em Obama: 94%. Em seguida, está a Coreia do Sul, país no qual o grau de confiança nele é de 88%. A França ficou na terceira colocação, com 83%, enquanto que Gana levou a quarta com 82%. No Brasil, a percentagem de entrevistados que declararam crer plenamente no presidente americano é de 63%.
Ainda segundo a pesquisa, a imagem de Obama melhorou com o passar dos anos. “Em 14 dos 36 países mais pessoas agora dizem ter confiança no presidente”, explicou a entidade. Neste ponto, seus maiores ganhos foram na Índia, país visitado por ele no início do ano. Na África subsaariana e países membros da União Europeia, ele também recebeu críticas positivas.
Obama até é celebrado em muitas partes do mundo. Há, contudo, um punhado de países que se revelaram céticos quanto às ações do presidente. Em Israel, por exemplo, 49% aprova o líder americano, mas vem caindo nos últimos anos.
Tal queda, explica a entidade, é atribuída aos desentendimentos por vezes públicos entre Obama e o presidente israelense Benjamin Netanyahu e também às negociações sobre um possível acordo nuclear com o Irã.
Nenhum dos países, contudo, reprova mais Obama que a Rússia. Por lá, 86% das pessoas disseram não confiar no líder dos EUA. Um dos pontos mais delicados é a crise na Ucrânia: nove em cada dez russos estão descontentes com a forma com a qual o problema é conduzido. Em seguida, estão as populações dos territórios palestinos, com 82%, e da Jordânia, com 83%.
Vale lembrar que em outra pesquisa deste mesmo estudo e que media o grau de apoio dos EUA de forma geral, tanto a Rússia quanto a Jordânia e os territórios palestinos expressaram sentimentos negativos sobre a nação ianque.
-
1. Desenvolvidos
zoom_out_map
1/28 (Morozov67 / ThinkStock)
São Paulo –
Desenvolvimento econômico é importante, mas não é o suficiente para garantir que um país seja bem-sucedido quando o assunto são os avanços sociais. É o que constata a edição 2015 da pesquisa
The Social Progress Index, produzida pela fundação americana The Social Progress Imperative. O estudo, que está em sua terceira edição, deseja ampliar o conceito “progresso social” para além dos aspectos econômicos, mas também incluindo à análise a capacidade de um país em atender as necessidades básicas da população, desenvolver meios para melhoria da
qualidade de vida e criar condições para que os indivíduos atinjam seus potenciais. E um claro exemplo disso, mostra o estudo, é a a Nova Zelândia. O país alcançou um nível de progresso social similar ao da Noruega, muito embora seu PIB per capita seja bem menor que aquele do país escandinavo. A avaliação é feita a partir da investigação do desempenho de 133 países em indicadores que foram separados em três grandes dimensões. Veja abaixo:
Uma vez avaliada a atuação dos países participantes, o estudo produziu um ranking que mostra, afinal, quais deles são os mais avançados socialmente. Para tanto, foram atribuídas pontuações de 0 a 100 para cada uma das dimensões. Quanto mais alta é a nota, melhor é o local naquele aspecto. Os países da
América Latina que se deram melhor neste ranking foram o
Uruguai, que ocupa o 24º lugar, e o
Chile, que está em 26º. O Brasil terminou na 42ª posição, na frente do
México e da
Rússia, mas atrás da
Argentina e dos
Emirados Árabes. Contudo, consta ao final da matéria para fins de comparação com os 25 primeiros colocados. Veja nas imagens quem são eles.
-
2. 1º Noruega
zoom_out_map
2/28 (Rawpixel Ltd / ThinkStock)
-
3. 2º Suécia
zoom_out_map
3/28 (Artyfilm / ThinkStock)
-
4. 3º Suíça
zoom_out_map
4/28 (Thinkstock)
-
5. 4º Islândia
zoom_out_map
5/28 (Suvodeb Banerjee/Flickr/Creative Commons)
-
6. 5º Nova Zelândia
zoom_out_map
6/28 (Jeff Hitchcock/Flickr)
-
7. 6º Canadá
zoom_out_map
7/28 (Jani_Autio/Thinkstock)
-
8. 7º Finlândia
zoom_out_map
8/28 (Ryhor Bruyeu / ThinkStock)
-
9. 8º Dinamarca
zoom_out_map
9/28 (Nelson L/Flickr/Creative Commons)
-
10. 9º Holanda
zoom_out_map
10/28 (AndreyKrav / ThinkStock)
-
11. 10º Austrália
zoom_out_map
11/28 (Rob Deutscher/Flickr/CreativeCommons)
-
12. 11º Reino Unido
zoom_out_map
12/28 (Diliff/Creative Commons)
-
13. 12º Irlanda
zoom_out_map
13/28 (Giuseppe Millo/Flickr/Creative Commons)
-
14. 13º Áustria
zoom_out_map
14/28 (Thinkstock)
-
15. 14º Alemanha
zoom_out_map
15/28 (Thinkstock)
-
16. 15º Japão
zoom_out_map
16/28 (Peerapong_K / ThinkStock)
-
17. 16º Estados Unidos
zoom_out_map
17/28 (thinkstock)
-
18. 17º Bélgica
zoom_out_map
18/28 (Ssolbergj/Wikimedia Commons)
-
19. 18º Portugal
zoom_out_map
19/28 (Zoonar / homydesign / ThinkStock)
-
20. 19º Eslovênia
zoom_out_map
20/28 (Snowdog/Creative Commons)
-
21. 20º Espanha
zoom_out_map
21/28 (Thinkstock)
-
22. 21º França
zoom_out_map
22/28 (Siraanamwong / ThinkStock)
-
23. 22º República Tcheca
zoom_out_map
23/28 (Thinkstock)
-
24. 23º Estônia
zoom_out_map
24/28 (Arsty / ThinkStock)
-
25. 24º Uruguai
zoom_out_map
25/28 (Thinkstock)
-
26. 25º Eslováquia
zoom_out_map
26/28 (Alexander Hassenstein/Thinkstock)
-
27. ** 42º Brasil
zoom_out_map
27/28 (Thinkstock/marchello74)
*País incluído para fins de comparação com os melhores colocados no ranking The Social Progress Index.
-
28. Agora veja em quais locais a paz reina absoluta
zoom_out_map
28/28 (Thinkstock)