Mundo

Duterte quer melhorar relações com EUA com eleição de Trump

Tenho certeza que podemos ser amigos, não tempos diferenças", afirmou Duterte

Rodrigo Duterte: comentários contradizem declarações feitas em março, quando ele chamou Trump de "intolerante" (Romeo Ranoco/Reuters)

Rodrigo Duterte: comentários contradizem declarações feitas em março, quando ele chamou Trump de "intolerante" (Romeo Ranoco/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 16 de novembro de 2016 às 11h29.

Manila - O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, afirmou que as relações de seu governo com os Estados Unidos devem melhorar com a chegada de Donald Trump à Casa Branca.

Duterte, que ofendeu diversas vezes o atual presidente norte-americano, Barack Obama, por suas críticas à sua política contra as drogas nas Filipinas, afirmou também que está animado para se encontrar com o presidente russo Vladimir Putin em uma cúpula de líderes do Pacífico.

"Tenho certeza que podemos ser amigos, não tempos diferenças", afirmou Duterte, que é frequentemente comparado ao republicano por causa do seu estilo irreverente em relação a rivais e críticos. Os filipinos são um dos maiores grupos de expatriados nos Estados Unidos.

Seus comentários contradizem declarações feitas em março, quando ele chamou Trump de "intolerante" por seu plano de banir a entrada de muçulmanos no país e de erguer um muro na fronteira com o México.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)FilipinasDonald Trump

Mais de Mundo

Veja a lista dos convidados de Trump para o 'Conselho de Paz para Gaza'

França rejeita integrar 'Conselho de Paz para Gaza' com condições atuais de Trump

Presidente eleito do Chile enfrenta crise de incêndios florestais, que deixaram 19 mortos

Premiê alemão diz que UE pode impor tarifas recíprocas aos EUA se necessário