Mundo

DOU traz decisão do TSE sobre fim de acordo com Serasa

Segundo a decisão, havia "risco de quebra de sigilo de informações"


	Sede da Serasa:  o repasse de informações envolveria dados de 141 milhões de brasileiros
 (Divulgação)

Sede da Serasa:  o repasse de informações envolveria dados de 141 milhões de brasileiros (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2013 às 11h42.

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou oficial, nesta segunda-feira, 12, a anulação de convênio firmado com a Serasa Experian. O tribunal publicou na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União (DOU) o Ato Declaratório de 9 de agosto de 2013, declarando "nulo o Acordo de Cooperação Técnica TSE nº 7/2013, celebrado entre o Tribunal Superior Eleitoral e a SERASA S/A". A decisão é assinada pela presidente do Tribunal, ministra Carmen Lúcia. Originalmente, o acordo tinha prazo de 60 meses, podendo ser prorrogado. O repasse de informações envolveria dados de 141 milhões de brasileiros.

O repasse de informações do TSE para a Serasa, empresa privada que gerencia um banco de dados sobre a situação de crédito dos consumidores do País, foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo, na edição da última quarta-feira, 7. O material mostrou que a decisão foi tomada por meio um acordo de cooperação técnica firmado entre o TSE e a Serasa, publicado em 23 de julho no DOU. Esse acordo previa "prestação de informações contendo o nome do eleitor, número e a situação da inscrição eleitoral, além de informações eventuais sobre óbitos e validação do nome da mãe e data de nascimento".

Ao tomar conhecimento do acordo por meio do jornal O Estado de S. Paulo, a presidente do TSE defendeu a suspensão imediata do repasse de dados. Na quinta-feira, 8, a corregedora-geral da Justiça Eleitoral, Laurita Vaz, suspendeu a execução do acordo, alegando que havia "risco de quebra de sigilo de informações". Na sexta-feira, 9, a ministra Carmen Lúcia anulou o convênio.

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaExperianseguranca-digitalSerasa ExperianTSE

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame