Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos (Timothy Clary/AFP)
Redação Exame
Publicado em 25 de fevereiro de 2024 às 11h31.
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, derrotou a adversária republicana Nikki Haley, neste sábado, 24, na primária da Carolina do Sul. Com 95% dos votos apurados, Trump tinha 59,8% e Haley, 39,5%. Trump já venceu em Iowa, New Hampshire e Nevada.
Trump já esperava vencer por ampla margem as primárias republicanas. "Precisamos do seu voto para salvar os Estados Unidos", afirmou o ex-presidente para mobilizar os eleitores do estado do sudeste do país.
Apesar de seus problemas jurídicos, Donald Trump, 77 anos, é o grande favorito na corrida pela indicação republicana, que designará o candidato para as eleições presidenciais de novembro.
Apesar das dificuldades, Haley descartou a possibilidade de desistir da disputa após as primárias da Carolina do Sul porque "seria a saída fácil".
Depois das primárias de sábado, Trump e Haley devem ter uma nova disputa na terça-feira, no Michigan.
Os republicanos de Idaho e Missouri votarão em 2 de março, dois dias antes dos eleitores de Dakota do Norte. Mas a data mais importante do calendário político é 5 de março, quando acontecerá a famosa Superterça.
Na data, 15 estados, incluindo Texas, Califórnia, Colorado e Virgínia, comparecerão às urnas para o grande dia das primárias.