Mundo

Donald Trump declara fortuna de US$ 10 bilhões

Um dos homens mais ricos dos Estados Unidos e pré-candidato na corrida pela Casa Branca, declarou ser dono de uma fortuna de 10 bilhões de dólares


	Donald Trump: imprensa americana acusou o magnata de exagerar seu patrimônio
 (Getty Images)

Donald Trump: imprensa americana acusou o magnata de exagerar seu patrimônio (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2015 às 21h40.

Nova York - Hotéis, campos de golfe, imóveis: Donald Trump, um dos homens mais ricos dos Estados Unidos e pré-candidato na corrida pela Casa Branca, declarou ser dono de uma fortuna de 10 bilhões de dólares - de acordo com um documento de 92 páginas divulgado nesta quarta-feira.

A Comissão Federal Eleitoral (FEC, em inglês) divulgou hoje a declaração, uma semana depois de ter sido entregue por Trump.

A imprensa americana acusou o magnata de exagerar seu patrimônio.

Em seu formulário, Donald Trump diz ocupar 515 postos de trabalho e tem 168 diferentes fontes de renda. Esse documento tem de ser entregue por todos os candidatos à Casa Branca.

Trump enumera 23 ativos avaliados em mais de 50 milhões de dólares cada um, incluindo bens em Chicago e Nova York, clubes de golfe na Escócia e nos Estados Unidos, um complexo hoteleiro na Flórida (sul) e um avião.

O valor de várias propriedades passa de "50 milhões de dólares, ou mais" - caso de um prédio que, segundo ele, estaria avaliado em 1,5 bilhão de dólares.

O concurso Miss Universo, propriedade de Trump, está avaliado entre 5 e 25 milhões de dólares.

O documento revela que ele acumulou mais de 1,7 milhão de dólares em 2014, dando palestras - três delas por 450.000 dólares cada -, e que o pré-candidato recebe uma aposentadoria do Sindicato de Atores de Cinema, de mais de 110.000 dólares.

Na declaração, Trump diz dever mais de 50 milhões de dólares em empréstimos a pelo menos 15 credores.

O magnata declarou uma renda de cerca de 360 milhões de dólares no ano passado.

A revista Forbes noticiou que a fortuna de Trump não passa, na verdade, de 4 bilhões de dólares. Além disso, ele teria perdido muitos negócios depois de chamar os mexicanos de traficantes de drogas, criminosos e estupradores.

Seus comentários provocaram a saída de Costa Rica e México do Miss Universo e geraram uma onda de rejeição na América Latina e na comunidade hispânica nos Estados Unidos. Empresas como Macy's, Univision e NBC romperam com Trump. O bilionário não se mostrou arrependido por suas declarações.

Acompanhe tudo sobre:BilionáriosCelebridadesDonald TrumpEmpresáriosEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia