Mundo

Documentos do Pentágono revelam que hackers pró-Rússia invadiram operadora de gasodutos do Canadá

O grupo de ativistas hackers Zarya teria contado sobre a invasão a uma suposta autoridade do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB), segundo um relatório ao qual o Wall Street Journal (WSJ) teve acesso

Pentágono: O relatório diz que autoridades da FSB estavam monitorando os noticiários do Canadá esperando uma possível explosão (U.S. Air Force/Getty Images/Getty Images)

Pentágono: O relatório diz que autoridades da FSB estavam monitorando os noticiários do Canadá esperando uma possível explosão (U.S. Air Force/Getty Images/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 11 de abril de 2023 às 14h06.

Documentos vazados do Pentágono revelam que hackers pró-Rússia informaram ao Kremlin que conseguiram invadir sistemas de controle industrial de uma operadora de gasodutos de gás natural canadense no último dia 25 de fevereiro.

O grupo de ativistas hackers Zarya teria contado sobre a invasão a uma suposta autoridade do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB), segundo um relatório ao qual o Wall Street Journal (WSJ) teve acesso. A FSB é a agência sucessora da antiga KGB. O nome da empresa canadense não foi informado.

O relatório diz que autoridades da FSB estavam monitorando os noticiários do Canadá esperando uma possível explosão. O suposto funcionário da FSB teria dito ao grupo para que mantivessem o acesso e aguardassem novas instruções, segundo o documento. Especialistas em cibersegurança ouvidos pelo WSJ falaram que duvidam das alegações e sugeriram que o relatório pode ter sido montado para causar medo sobre as capacidades cibernéticas da Rússia. "Apesar de ser possível que a alegação seja autêntica, parece mais provável que seja desinformação ativa", afirmou o engenheiro técnico Mike Parkin, da empresa Vulcan Cyber.

O fundador da empresa de cibersegurança Critical Insiht, Michael Hamilton, acrescentou que, mesmo que o relatório seja verdadeiro é improvável que um grupo hacker consiga obter controle total de sistemas industriais de uma operadora de gasodutos.

Acompanhe tudo sobre:RússiaCanadáHackers

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil