Mundo

Dívida pública dos EUA supera 15 trilhões de dólares

A cifra alcançou os 15,03 trilhões de dólares na terça-feira, o que corresponde a 99% do PIB americano previsto pela Casa Branca

Se não houver um acordo até 23 de novembro, a lei prevê a adoção automática, a partir de 2013, de reduções de gastos do Estado (Getty Images)

Se não houver um acordo até 23 de novembro, a lei prevê a adoção automática, a partir de 2013, de reduções de gastos do Estado (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2011 às 21h54.

Washington - A dívida do Estado federal americano superou os 15 trilhões de dólares, informou nesta quarta-feira o departamento do Tesouro.

A cifra alcançou os 15,03 trilhões de dólares na terça-feira, o que corresponde a 99% do PIB americano previsto pela Casa Branca para o conjunto do ano de 2011.

A superação do valor de 15 trilhões de dólares ocorre no momento em que o comitê misto (democratas e republicanos) do Congresso para a redução do déficit orçamentário tenta alcançar um acordo para definir cortes no orçamento de ao menos 1,2 trilhão de dólares no prazo de 10 anos.

Se não houver um acordo até 23 de novembro, a lei prevê a adoção automática, a partir de 2013, de reduções de gastos do Estado no valor mínimo de 1,2 trilhão de dólares ao longo de uma década, divididas em partes iguais entre Defesa e o restante do orçamento.

A dívida pública dos Estados Unidos caiu a 10 trilhões de dólares em setembro de 2008, mas desde então o país acumulou um trilhão de passivo adicional a cada sete meses e meio, em média.

Em seu último relatório das finanças públicas, divulgado em setembro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) considerou que a dívida dos Estados Unidos chegará a 100% do PIB até o final do ano, a 105% em 2012, e atingirá 115% em 2016.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaDívida públicaEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Milei denuncia 'corridas cambiais' contra seu governo e acusa FMI de ter 'más intenções'

Tiro de raspão causou ferida de 2 cm em orelha de Trump, diz ex-médico da Casa Branca

Trump diz que 'ama Elon Musk' em 1º comício após atentado

Israel bombardeia cidade do Iêmen após ataque de rebeldes huthis a Tel Aviv

Mais na Exame