Mundo

Dispositivo em corrimão produz eletricidade

Aparelho é colocado sobre um corrimão de escada e empurrado durante a caminhada

Dispositivo é iluminado ao mesmo tempo em que é empurrado ao longo do corrimão da escada, enquanto o usuário sobe e desce os degraus (Divulgação/FGadgets)

Dispositivo é iluminado ao mesmo tempo em que é empurrado ao longo do corrimão da escada, enquanto o usuário sobe e desce os degraus (Divulgação/FGadgets)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2011 às 08h07.

São Paulo - ShuoYang, Bolong Huang e Qiao Yang são os três designers chineses por trás da criação do “Slide”, um gerador de luz premiado vencedor na competição de design LiteOn de 2010. O dispositivo é iluminado ao mesmo tempo em que é empurrado ao longo do corrimão da escada, enquanto o usuário sobe e desce os degraus.

O dispositivo “verde” que parece um punho de camisa é colocado e “trancado” sobre um corrimão da escada e empurrado durante a caminhada. Uma vez ligado, os desenhos em forma de ponta de seta, equipados com lâmpadas LED, no gerador de energia irão fornecer iluminação - por indução magnética - durante uma queda de energia ou outra situação de emergência. A energia acumulada fará você enxergar para onde está indo.

O dispositivo possui pequenas rodas na parte interna (que fica em contato com o corrimão), para deslizar e reunir energia para iluminar as luzes de LED presentes na parte superior.

Para os designers, o produto é uma nova forma de fornecer energia e reduzir os custos de energia total dos prédios. E é claro que as pessoas poderão se sentir e estar mais seguras com a ajuda deste aparelho.

Implicação. Desastres naturais são inevitáveis ​​e não há um grande mercado em torno do conceito de prevenção de desastres e socorro. Enquanto uma grande luz na mão pode parecer simplista em design e conceito, para aqueles presos na escuridão depois de uma tempestade violenta ou uma situação de emergência, o dispositivo pode realmente oferecer algum conforto.

Acompanhe tudo sobre:InovaçãoSustentabilidade

Mais de Mundo

Israel promete ‘revanche’ contra Hezbollah após foguete matar 12 em campo de futebol

'Farei com que se respeite o resultado eleitoral', diz Maduro após votar em Caracas

Maduro pede desculpas por impedir entrada de ex-mandatários que observariam eleições

Faltam 100 dias para a eleição nos EUA: veja quais serão os próximos passos

Mais na Exame