Mundo

Em discurso, Obama fala sobre fundo do clima

Presidente dos Estados Unidos diz que os 100 bilhões de dólares só serão destinados a países pobres caso todos os líderes mundiais concordem com a proposta

Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, incentiva proposta de fundo climático de 100 bilhões de dólares (.)

Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, incentiva proposta de fundo climático de 100 bilhões de dólares (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje (18) que a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15) precisa chegar a um acordo contra o aquecimento global, ainda que o documento não seja perfeito.

Seremos todos mais fortes e estaremos mais seguros se agirmos juntos, disse durante o encerramento do encontro. Ele reforçou o compromisso norte-americano de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 17% até 2020 e em mais de 80% até 2050.

No discurso, Obama pediu transparência e cobrou mecanismos de controle capazes de conferir se as metas de redução anunciadas em Copenhague (Dinamarca) serão cumpridas. Ele defendeu ainda o financiamento a países em desenvolvimento para que eles se adaptem s mudanças climáticas.

Mitigação, transparência e financiamento, disse o presidente norte-americano, ao se referir uma espécie de fórmula certa que envolva princípios comuns, mas responsabilidades diferenciadas de cada país. Não temos tempo a perder. Os Estados Unidos já fizeram sua escolha, fizemos nossos comprometimentos e faremos o que estamos dizendo aqui, acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Itamaraty confirma morte de dois brasileiros em terremoto na Venezuela

Macron e Meloni propõem coalizão para substituir missão da ONU no Líbano

China supera EUA, Europa e outras grandes economias em capacidade de energia

Irã ataca navio de carga e põe em xeque acordo com os EUA para reabrir o estreito de Ormuz