Mundo

Dirigente rechaça divisão de jogos na Copa de 2022

Ideia havia sido sugerida pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, e apoiada pelo presidente da Uefa, Michel Platini

Catar abrigará dez dos 12 estádios previstos para o Mundial num raio de 30 quilômetros (Divulgação)

Catar abrigará dez dos 12 estádios previstos para o Mundial num raio de 30 quilômetros (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2011 às 11h37.

O presidente da Confederação Asiática de Futebol (AFC, na sigla em inglês), Mohammed bin Hammam, descartou neste sábado a possibilidade de o Catar dividir alguns jogos da Copa do Mundo de 2022 com países vizinhos.

A ideia havia sido sugerida pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, e apoiada pelo presidente da Uefa, Michel Platini. Os dois dirigentes entendem que a distribuição das partidas contribuiria para o desenvolvimento do futebol no Golfo Pérsico e também ajudaria o turismo.

Por ter apenas 11.437 quilômetros quadrados, o Catar abrigará dez dos 12 estádios previstos para o Mundial num raio de 30 quilômetros, o que dificultaria os lucros com o deslocamento de torcedores estrangeiros.

O presidente da AFC, no entanto, já rechaçou essa possibilidade. "O Catar candidatou-se sozinho para organizar a Copa, então é justo somente que ele organize as partidas", disse Hammam, que é catariano.

O dirigente afirmou ainda que não é necessário que o país divida algumas partidas com os países vizinhos (Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã e Bahrein, entre outros), para que o Golfo Pérsico se desenvolva.

"Uma infraestrutura precisa ser construída. Várias pessoas virão para levantar essa infraestrutura. Vejo um grande impacto econômico e até mesmo no futebol por si só, que será muito promovido", completou Hammam.

A AFC não se posicionou sobre a sugestão de vários dirigentes importantes do futebol mundial, entre eles Blatter e Platini, de que a Copa seja transferida de junho/julho, meses em que é normalmente disputada, para janeiro, a fim de evitar as altas temperaturas no Catar nessa época do ano.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesFutebol

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles