Mundo

Dilma passa manhã reunida com assessores

Presidente eleita reúne lideranças do PT e começa a desenhar equipe de transição

Partciparam da reunião com Dilma Rousseff  do PT, José Eduardo Dutra,  e  Antônio Palocci (Marcello Casal Jr/EXAME.com)

Partciparam da reunião com Dilma Rousseff do PT, José Eduardo Dutra, e Antônio Palocci (Marcello Casal Jr/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2010 às 15h38.

Brasília - Dilma Rousseff (PT) passou sua primeira manhã como presidente eleita em sua residência de Brasília, onde recebeu a visita de vários de seus assessores mais próximos.

Dezenas de jornalistas e simpatizantes se reuniram em frente à residência de Dilma, mas ela não apareceu em público nem informou sobre suas atividades ou o conteúdo das conversas que teve com seus assessores.

No segundo turno, Dilma obteve 56% dos votos, contra os 44% de seu adversário José Serra (PSDB).

Entre as visitas que Dilma recebeu nesta segunda-feira estavam o presidente do PT, José Eduardo Dutra, o deputado e ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e o assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.

"Ela aproveitará o dia para falar com vários chefes de Estado que ligaram para ela" para felicitá-la, mas que na hora ela "não pôde atender" por ocasião da comemoração pela vitória, disse Dutra em breves declarações a jornalistas.

O presidente do PT destacou que, durante as reuniões desta segunda-feira, também será definida a agenda da presidente eleita para os próximos dias, que segundo fontes que trabalharam na campanha incluirá alguns dias de descanso em Porto Alegre com sua filha e seu neto.

Hoje é feriado em Brasília e, por ocasião do feriado de Finados nessa terça-feira, Dilma poderia viajar ainda esta noite para Porto Alegre, para retornar à capital na próxima sexta-feira.

Nesse dia, segundo disse à Agência Efe um membro do comitê de campanha, a presidente eleita terá sua primeira reunião formal com Luiz Inácio Lula da Silva, para começar a discutir a transição.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, declarou à Agência Brasil que a presidente eleita integrará na semana que vem a comitiva que acompanhará Lula à Cúpula do Grupo dos Vinte (G20, formado pelos países mais ricos e os principais emergentes), que será realizada na Coreia do Sul.

Antes disso, Lula e Dilma farão uma escala em Moçambique, para onde viajarão no próximo sábado para assistir à inauguração de uma fábrica de remédios que o Brasil ajudou a montar no país.

Lula também não apareceu em público nessa segunda-feira e permaneceu no Palácio da Alvorada, onde recebeu Dilma na noite de domingo para comemorar a vitória.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffGoverno DilmaPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia