Mundo

Dilma autoriza redução da mistura de álcool na gasolina

Com nova medida, a mistura obrigatória passará agora a ser de 18% a 25%, com o objetivo de evitar um aumento ainda maior do preço no Brasil

Redução da oferta de etanol, por razões climáticas e manutenção dos níveis de exportação, elevou o preço do anidrido e da gasolina (Bernardo Rebello/Agência Sebrae)

Redução da oferta de etanol, por razões climáticas e manutenção dos níveis de exportação, elevou o preço do anidrido e da gasolina (Bernardo Rebello/Agência Sebrae)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2011 às 06h19.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira a medida provisória que autoriza uma redução da porcentagem obrigatória de álcool anidro misturado à gasolina e que passa a considerar a produção do etanol como assunto energético, e não mais agrícola.

Com a medida, a mistura obrigatória do álcool à gasolina, que era entre 20% e 25%, passará agora a ser de 18% a 25%, com o objetivo de evitar um aumento ainda maior do preço dos combustíveis, destaca a "Agência Brasil".

A classificação do etanol como produto combustível, e não agrícola, permitirá à Agência Nacional de Petróleo (ANP) fiscalizar a produção, armazenamento, comercialização, transporte, importação e exportação do produto.

A redução da oferta de etanol, por razões climáticas e manutenção dos níveis de exportação, elevou o preço do anidrido e da gasolina. Da mesma maneira, o aumento do número de carros flex no Brasil - que em 2010 chegou a 12,5 milhões de veículos - fez subir a demanda do álcool.

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo (USP), o preço médio do etanol está em R$ 2,7 por litro agora no final de abril, uma elevação de R$ 0,70 ao longo deste ano.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPreçosÁlcool combustívelCombustíveis

Mais de Mundo

Índia, Mercosul e mais: 6 planos da Europa para depender menos dos EUA

Queda de aprovação e risco de shutdown: como crise do ICE afeta Trump

Irã alerta para 'consequências destrutivas' se UE classificar Guarda Revolucionária como terrorista

Portugal apreende submarino com quase nove toneladas de cocaína vindo da América Latina