Mundo

Devemos temer questões territoriais da China, diz Filipinas

Para o presidente filipino Aquino, as reclamações de soberania da China nesta região ameaçam o acesso às zonas de pesca internacionais

Para Aquino, as reclamações de soberania da China nesta região ameaçam o acesso às zonas de pesca internacionais (Ted Aljibe/AFP)

Para Aquino, as reclamações de soberania da China nesta região ameaçam o acesso às zonas de pesca internacionais (Ted Aljibe/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2015 às 09h01.

Manila - A reivindicação pela China de vários recifes e pequenas ilhas no Mar da China Meridional deveria provocar "medo" no restante do mundo, afirmou o presidente filipino Benigno Aquino.

"Têm que provocar medo? Sim, acredito que teria que provocar medo no resto do mundo", afirmou Aquino em uma entrevista exclusiva à AFP no palácio presidencial de Manila.

Para Aquino, as reclamações de soberania da China nesta região ameaçam o acesso às zonas de pesca internacionais.

"A questão de saber se isto vai virar algo que ninguém conseguirá controlar deveria estar na mente de todos os líderes mundiais", disse Aquino.

Pequim reclama várias zonas deste mar com base em uma linha divisória que apareceu pela primeira vez nos mapas chineses nos anos 1940.

Filipinas, Vietnã, Malásia, Brunei e Taiwan têm várias divergências territoriais com a China nesta região.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaÁsiaFilipinasChina

Mais de Mundo

Trump diz que se reunirá com Zelensky e que um acordo com a Rússia está 'próximo'

EUA darão US$ 2.600 de 'presente' para imigrantes irregulares deixarem o país

Dinamarca anuncia envio de unidade de elite para a Groenlândia

Vendas no varejo chinês atingem RMB 50,1 trilhões em 2025