Mundo

Detran do Rio vai retirar das ruas veículos poluidores

O Departamento Estadual de Trânsito vai dar 30 dias para que os proprietários se enquadrem às normas de emissão de gases poluentes, antes de sofrerem a punição definitiva

No primeiro momento, a ação será aplicada apenas aos quase 50 mil veículos considerados mais poluidores, de acordo com estimativa do Detran (Veja Rio)

No primeiro momento, a ação será aplicada apenas aos quase 50 mil veículos considerados mais poluidores, de acordo com estimativa do Detran (Veja Rio)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2011 às 19h39.

Rio de Janeiro - A partir de 1º de janeiro, os carros que estiverem emitindo grandes volumes de gases poluente pelas ruas do Rio de Janeiro serão tirados de circulação. A decisão foi anunciada hoje (26) pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e pela Secretaria Estadual do Ambiente, que vão dar 30 dias para que os proprietários dos veículos se enquadrem às normas de emissão de gases poluentes, antes de sofrerem a punição definitiva.

De acordo com o presidente do Detran, Fernando Avelino, os veículos novos adquiridos há cerca de dois meses, não participarão do novo sistema de fiscalização. A medida vale somente para os autos que circulam com mais frequência, como táxis e ônibus."Nós verificamos que os carros novos não apresentavam defeito algum, ou seja, é injusto o motorista que comprou o veículo em outubro ou novembro, fazer a fiscalização em janeiro ou fevereiro".

Segundo Avelino, no primeiro momento, a ação será aplicada apenas aos quase 50 mil veículos considerados mais poluidores, de acordo com estimativa do Detran. "É uma meta bastante conservadora e crescente. No ano de 2012, nós vamos continuar estudando e vamos jogar uma nova meta para 2013 e assim sucessivamente", disse.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarroscidades-brasileirasMetrópoles globaisPoluiçãoRio de JaneiroVeículos

Mais de Mundo

Forças Armadas Canadenses serão lideradas por uma mulher pela 1ª vez

Autoridades do G20 recebem recomendações de centros de pesquisas

Ataques russos na região de Donetsk deixam ao menos 11 mortos e 43 feridos

Novo primeiro-ministro britânico anuncia fim de plano de expulsar migrantes para Ruanda

Mais na Exame