Mundo

Deslizamento de terra deixa 11 mortos no sul da Colômbia

Uma montanha caiu sobre uma casa noturna em La Cruz, no departamento de Nariño

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2010 às 22h57.

Bogotá - Pelo menos 11 pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas num deslizamento de terra nesta quinta-feira na cidade colombiano de La Cruz, no departamento de Nariño, informou à Agência Efe a chefe de imprensa do Governo regional, Marcela González.

"Os reportes emitidos pelo prefeito de La Cruz, Alexander Realpe, é que há 11 mortos e 25 feridos", explicou a funcionária em diálogo telefônico com a Efe.

Ela indicou que, pelo menos por enquanto, o que está claro é que uma montanha caiu sobre uma casa noturna. A derrubada da montanha está associada às fortes chuvas que castigaram a Colômbia nos últimos meses - consideradas as piores em 40 anos - e que deixam mais de 2,15 milhões de afetados.

O desmoronamento se registrou por volta das 15h30 local (18h30 de Brasília) e as vítimas aparentemente estavam em uma festa. Os feridos foram levados a hospitais do município e a outros próximos.

O governador de Nariño, Antonio Navarro, vai liderar uma comissão que se deslocará nas primeiras horas desta sexta-feira para o local da tragédia. No último dia 5, outro desmoronamento de terra tirou a vida de pelo menos 80 pessoas, ao soterrar 50 casas do povoado de Bello, no departamento de Antioquia.

A Colômbia enfrenta desde o início de 2010 um intenso período chuvoso, que deixa 284 mortos, 267 feridos - isso sem contar as vítimas desta quinta-feira no departamento de Nariño -, 62 desaparecidos e mais de 2,15 milhões de afetados.

O Governo colombiano calcula que as chuvas neste ano tenham causado danos de aproximadamente 10 trilhões de pesos (mais de US$ 5,184 bilhões).

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaDesastres naturaisDeslizamentos

Mais de Mundo

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano