Mundo

Designers criam notebook que funciona a base de água

Sistema de carga de bateria do computador é inspirado nas habilidades do bambu de absorção do líquido

A principal atração do Plantbook é a tela com duas placas que podem ser enroladas de tal forma que cabem em um tanque de água externo ou em uma garrafa (Divulgação)

A principal atração do Plantbook é a tela com duas placas que podem ser enroladas de tal forma que cabem em um tanque de água externo ou em uma garrafa (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de julho de 2011 às 14h33.

São Paulo - O Plantbook é um conceito atrativo de notebook criado pelos designers Seunggi Baek e Kim Hyerim, que possui um sistema de carga de bateria inspirado nas habilidades do bambu de absorção de água.

Com a crescente poluição e o aquecimento global, existe a necessidade de se criar e utilizar gadgets que não somente consumam menos energia, como cortem as emissões de substâncias prejudiciais ao meio ambiente.

Este dispositivo é tão “verde” que funciona em água e emite oxigênio ao invés de gases que prejudicam o meio ambiente, assim como uma planta. O notebook gera energia para ser operado através da eletrólise quando colocado em água.

Os designers explicam, "O sistema utiliza um tanque de água externo, daí a Plantbook absorve água continuamente quando imerso e gera eletrólise a partir da energia armazenada em uma placa de aquecimento solar instalada no topo. Este processo ocorre pelo uso do hidrogênio como fonte de energia e descarrega oxigênio. Mesmo fora de uso, se o laptop for colocado em um ambiente com água, sua bateria será recarregada automaticamente, enquanto o aparelho liberará oxigênio. A pulseira, em forma de folha, pendurada na parte superior do computador é feita em silício. Ela funciona como um anel de mão e um LED verde indica quando a bateria está carregada. Usando este LED, os usuários podem verificar a capacidade sobressalante que a bateria tem."

A principal atração do notebook é a tela com duas placas que podem ser enroladas de tal forma que cabem em um tanque de água externo ou em uma garrafa. A placa superior estoca energia solar que produz a eletrólise quando em contato com a água.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaNotebooksSustentabilidadeTecnologias limpas

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia