Mundo

Desenvolvimento humano despencará pela 1º vez em 30 anos, prevê ONU

O novo coronavírus acertará em cheio o desenvolvimento humano (IDH) mundo afora. E o impacto será pior do que o visto pela crise econômica de 2008

Paris, França: novo coronavírus trouxe colapso para a saúde mundo afora e ainda paralisou as engrenagens econômicas e a educação (Christian Hartmann/Reuters)

Paris, França: novo coronavírus trouxe colapso para a saúde mundo afora e ainda paralisou as engrenagens econômicas e a educação (Christian Hartmann/Reuters)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 20 de maio de 2020 às 10h40.

Última atualização em 20 de maio de 2020 às 10h57.

O desenvolvimento humano, medido pelo índice de desenvolvimento humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU), irá cair em 2020 em razão da pandemia do novo coronavírus. A queda será mais severa do que a que foi observada entre os anos de 2008 e 2009, ano de crise econômica global. A previsão é da ONU e foi publicada na manhã desta quarta-feira, 20.

A pandemia do novo coronavírus está se mostrando uma das maiores crises que a humanidade já enfrentou. Embora tenha começado como uma crise de saúde pública, a covid-19, doença causada pela nova cepa do coronavírus, acertou em cheio diferentes setores em razão das medidas de lockdown, quarentenas e isolamento social implementadas mundo afora para tentar barrar a sua propagação.

A saúde pública entrou em colapso em países desenvolvidos, emergentes e pobres, e as engrenagens econômicas foram paralisadas, assim como a educação, já que milhões de crianças e adolescentes estão fora das salas de aula, com aulas suspensas. E é justamente essa característica de amplitude dos efeitos da pandemia, explica a entidade, que está se mostrando fundamental nessa mudança no panorama de crescimento do desenvolvimento humano visto nas últimas décadas.

“O mundo viu muitas crises nos últimos trinta anos, incluindo a crise financeira global entre 2007 e 2009. Cada uma delas impactou duramente o desenvolvimento humano, mas, em geral, ganhos foram feitos ano a ano em todo o mundo. A covid-19, que acertou a saúde, a educação e a renda, deve mudar essa tendência”, explicou Achim Steiner, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

IDH 2019

O índice de desenvolvimento humano é medido pela ONU desde a década de 90 e é calculado a partir dos avanços feitos por mais de 180 países e territórios em três dimensões: expectativa de vida, educação e renda per capita. Quanto mais próxima de 1 a pontuação, mais desenvolvido é o local.

A situação do desenvolvimento humano no mundo já demonstrava fragilidades muito antes do coronavírus. Em 2019, ano no qual o mundo observou revoltas populares em várias partes, principalmente na América Latina, a ONU notou que os retrocessos nas áreas avaliadas pelo IDH fizeram com que 20% dos avanços feitos nos últimos anos se perdessem em 2018.

Na expectativa de vida, por exemplo, o estudo constatou que 17% das crianças nascidas no ano 2000 em países de baixo desenvolvimento vão morrer antes dos 20 anos contra apenas 1% nos países desenvolvidos. Em igualdade de gênero, mostrou que, no ritmo atual, serão necessários 202 anos para fechar a lacuna existente entre os homens e as mulheres.

As perdas foram significativas e vieram em uma situação na qual não se considerava os efeitos de uma pandemia global sem precedentes. Em 2020, agora colocando o novo coronavírus na conta, tudo indica que o cenário do IDH global será ainda pior.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusCrise econômicaEducaçãoEpidemiasIDHONUSaúde

Mais de Mundo

Companhia do Azerbaijão cancela voos para sete cidades russas após queda de avião da Embraer

Presidente do Panamá rechaça reduzir pedágio de canal após exigência de Trump

2024: o ano em que Elon Musk ficou mais rico e poderoso do que nunca

Ataque russo à rede elétrica deixa centenas de milhares de ucranianos sem aquecimento