Mundo

Desabamento de mina deixa 15 soterrados na Colômbia

Embora fosse artesanal, a mina estava em processo de legalização, confirmaram funcionários do governo local

Embora fosse artesanal, a mina estava em processo de legalização, confirmaram funcionários do governo local (Luis Acosta/AFP)

Embora fosse artesanal, a mina estava em processo de legalização, confirmaram funcionários do governo local (Luis Acosta/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2015 às 10h22.

Bogotá - Pelo menos 15 pessoas ficaram soterradas nesta quarta-feira, no desabamento de uma mina de ouro artesanal no centro-oeste da Colômbia - informaram as autoridades, que avançam nos trabalhos de busca para socorrer os mineiros.

Embora fosse artesanal, a mina estava em processo de legalização, confirmaram funcionários do governo local para a AFP.

"Às 8h30 locais (10h30 de Brasília) uma mina desabou, aparentemente inundada após perfurações que eram feitas para a extração do mineral. Pelo menos 15 pessoas estão soterradas", disse à AFP o coronel Luis Piñeros, da Sala de Crise da Unidade Nacional para a Gestão de Risco de Desastres (UNGRD).

"Estamos em plena tarefa de busca e resgate", acrescentou.

O incidente aconteceu em uma reserva indígena, no município de Riosucio, no departamento de Caldas, em duas escavações às margens do rio Cauca.

Logo depois de saber do acidente, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, pediu às autoridades de resgate que "não poupem esforços".

O comandante da Polícia de Caldas, coronel Luis Duarte, confirmou à AFP que um equipe de cerca de 50 socorristas e pessoal médico está no local.

"Alguns estão a uns 17 metros de profundidade, e outros, a 10 metros", relatou Duarte.

A Agência Nacional de Mineração (ANM) monitora as tarefas de salvamento. Em nota, o órgão considerou que o resgate vai levar alguns dias, acrescentando que o colapso resultou de uma inundação.

Agora, os trabalhos se concentram em retirar o excesso de água das escavações, explicou William Lozano, responsável pela equipe da ANM presente no local do sinistro.

Ainda segundo a ANM, das mais de 30 emergências registradas em minas legais na Colômbia em 2014, "82% se apresentaram em mineração subterrânea".

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaDesabamentos

Mais de Mundo

Maduro convoca apoiadores para mobilização de votos de última hora

Venezuelanos protestam em Miami por não poderem votar nas eleições de seu país

Governo de Bangladesh restaura internet após protestos

Israel promete ‘revanche’ contra Hezbollah após foguete matar 12 em campo de futebol

Mais na Exame