Mundo

Depois de 19h, navio é "resgatado": veja fotos

Em uma larga operação de engenharia, o navio que naufragou na costa italiana ano passado matando 32 pessoas foi endireitado. O processo levou 19 horas e ocupou 500 pessoas

Navio Costa Concordia é endireitado (Tony Gentile/Reuters)

Navio Costa Concordia é endireitado (Tony Gentile/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2013 às 14h04.

São Paulo – Demorou mais do que o esperado, mas depois de uma operação dantesca que envolveu 500 pessoas e custou 600 milhões de euros para a empresa Costa Cruzeiro, o navio Costa Concórdia, de 44,6 mil toneladas, foi endireitado.

Às 4h da madrugada da Itália (23h de Brasília), a operação para virar o navio foi um sucesso. Agora, falta o procedimento para fazer o barco flutuar com a ajuda de 15 boias-estabilizadoras. A carcaça do navio ainda não tem destino portuário certo – é necessário encontrar um porto perto e grande o suficiente para que a embarcação seja desmantelada.

O cruzeiro de 290 metros de comprimento e 17 andares de altura naufragou em 13 de janeiro de 2012, causando a morte de 32 pessoas. O acidente chamou a atenção pelas condições e relatos que surgiram de que o capitão do navio, Francesco Schettino, acusado de homicídio e abandono de navio, teria feito uma manobra arriscada para "se exibir".

O capitão ainda é acusado de ter demorado para comunicar o acidente e ter conduzido o abandono da embarcação de maneira errada. Na Itália, ficou famoso o apelido “capitão covarde” usado para se referir a Schettino. O “capitão covarde” teria abandonado o navio antes de completar o procedimento à bordo, o que lhe rendeu a “ordem”, vinda de um oficial da capitania dos portos: “vada a bordo, cazzo”, frase emblemática do acidente.

Trinta e duas pessoas morreram no acidente, entre eles uma passageira e um membro da tripulação cujos corpos ainda não foram encontrados.

Clique nas fotos e veja a operação de resgate do Costa Concórdia.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-no-marConcordiaEuropaItáliaNaviosPaíses ricosPiigsTransportes

Mais de Mundo

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano

Argentinos de classe alta voltam a viajar com 'dólar barato' de Milei

Trump ameaça retomar o controle do Canal do Panamá

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo