Mundo

Democratas bloqueiam nomeação de indicado por Trump ao Supremo

Com 55 senadores a favor e 44 contra, Gorsuch não atingiu os 60 votos necessários segundo o regulamento da Câmara Alta

Neil Gorsuch: vitória dos democratas, no entanto, é momentânea (Jonathan Ernst/File Photo/Reuters)

Neil Gorsuch: vitória dos democratas, no entanto, é momentânea (Jonathan Ernst/File Photo/Reuters)

E

EFE

Publicado em 18 de maio de 2017 às 11h33.

Washington - A oposição democrata no Senado dos Estados Unidos conseguiu nesta quinta-feira bloquear a nomeação de Neil Gorsuch, o juiz escolhido pelo presidente Donald Trump para ocupar a vaga vitalícia no Supremo Tribunal.

Com 55 senadores a favor e 44 contra, Gorsuch não atingiu os 60 votos necessários segundo o regulamento da Câmara Alta para aprovar os juízes do Supremo Tribunal.

Esta vitória dos democratas, no entanto, é momentânea, já que os republicanos têm intenção de mudar as normas do Senado para permitir a nomeação de Gorsuch com uma minoria simples de 51 votos, uma tática conhecida como "opção nuclear", algo sem precedentes na aprovação de um juiz para o Supremo.

A manobra dos democratas corresponde à negativa dos republicanos a submeter à votação o juiz nomeado pelo ex-presidente Barack Obama em março de 2016 quando abriu uma vaga.

Obama nomeou o juiz Merrick Garland para ocupar o lugar vago após a morte do conservador Antonin Scalia, mas os republicanos, com maioria no Senado, se negaram a realizar uma audiência para estudar sua candidatura durante uma cifra recorde de 293 dias com o argumento de que não tinha sentido aprová-la em ano eleitoral.

Antes de chegar à votação de hoje, o senador democrata Jeff Merkley deu um discurso que durou mais de 15 horas entre terça-feira e quarta-feira no plenário da Câmara Alta no marco das manobras de "filibusterismo" da oposição para atrasar o voto de Gorsuch.

Quando os republicanos ativarem hoje a "opção nuclear", haverá outras 30 horas de debate, pelo qual espera-se que, apesar dos esforços dos democratas, na sexta-feira ocorra a confirmação final de Gorsuch por maioria simples.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)JustiçaPartido Democrata (EUA)

Mais de Mundo

Putin pede desculpas por queda de avião da Azerbaijan Airlines

Crise política afeta economia da Coreia do Sul

Geórgia se prepara para a posse de um presidente com posições ultraconservadoras e antiocidentais

Ataques israelenses matam ao menos 48 pessoas na Faixa de Gaza nas últimas 24h