O líder da maioria democrata no Senado, Chuck Schumer, pediu ao Departamento de Justiça que investigasse as empresas petrolíferas (AFP/AFP)
Agência de notícias
Publicado em 30 de maio de 2024 às 13h27.
O líder da maioria democrata no Senado americano, Chuck Schumer, e outros legisladores, pediram nesta quinta-feira (30) que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos investigue a indústria petrolífera diante das suspeitas de fixação de preços.
"Estes relatórios são alarmantes e alimentam receios de que a ganância corporativa esteja mantendo os preços artificialmente elevados", escreveram os democratas em uma carta ao procurador-geral, Merrick Garland.
Os legisladores pediram a Garland que "use todas as ferramentas" disponíveis para prevenir este tipo de situação e combater os preços fixos. Segundo eles, esta prática poderia ter aumentado os custos da gasolina, do gás, do combustível para aquecimento e para aviões "de tal forma que prejudicou praticamente todas as residências e empresas" do país.
A carta foi enviada em um contexto de confronto crescente entre os democratas e as grandes empresas petrolíferas, conhecidas como "Big Oil", sobre os preços elevados dos combustíveis e as emissões de gases com efeito estufa.