Mundo

Democrata diz que governo dos EUA pode ser paralisado

O senador Dick Durbin culpa os republicanos da Câmara dos Representantes pelo impasse político


	O senador democrata Dick Durbin olha para tela que mostra a contagem para a paralisação do governo: o último fechamento do governo ocorreu em 1996, e durou 23 dias
 (Jonathan Ernst/Reuters)

O senador democrata Dick Durbin olha para tela que mostra a contagem para a paralisação do governo: o último fechamento do governo ocorreu em 1996, e durou 23 dias (Jonathan Ernst/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2013 às 09h58.

Nova York - Muito provavelmente o governo dos EUA sofrerá com uma paralisação a partir de amanhã, disse o senador democrata Dick Durbin, em entrevista ao programa da CBS Face The Nation.

O senador culpa os republicanos da Câmara dos Representantes pelo impasse político. Ontem, os republicanos insistiram na legislação que atrasa em um ano a implantação da lei da reforma da saúde, conhecida como Obamacare, bem como na rejeição de um imposto sobre equipamentos médicos.

O texto, que contém o projeto de financiamento para manter o governo funcionando, volta para aprovação no Senado, e um acordo entre republicanos e democratas deve ser alcançado até o fim desta noite para evitar a paralisação do governo.

Os EUA já se preparam para mandar mais de um milhão de funcionários para casa amanhã, após a arrumação das mesas e procedimentos de fechamento serem postos em prática. O último fechamento do governo ocorreu em 1996, e durou 23 dias.

Durbin disse que a estratégia republicana é "terrivelmente destrutiva" e "totalmente desnecessária". O senador disse que está aberto a mudanças na lei, mas não "com uma arma na minha cabeça". "Vamos negociar de modo calmo, bipartidário, sem a perspectiva de paralisar o governo ou paralisar a economia", afirmou. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)GovernoPaíses ricosPartido Democrata (EUA)

Mais de Mundo

Campanha de Trump ataca vice de Kamala e chama Tim Walz de "esquerdista radical"

Tempestade tropical Debby avança pelo sudeste dos EUA após deixar cinco mortos

Kamala Harris escolhe Tim Walz como candidato a vice

Coreia Norte diz que EUA são 'hostis' e que 'deverão ser enfrentados por gerações'

Mais na Exame