Mundo

Demanda por petróleo deverá aumentar 50%

Previsão do Departamento de Energia americano é de consumo mundial de 118 milhões de barris por dia em 2030

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

Em 2030, a demanda mundial por petróleo terá crescido 50%, passando dos atuais 86 milhões de barris por dia para 118 milhões de barris diários. A previsão foi divulgada hoje no relatório anual da Administração de Informações sobre Energia (Energy Information Administration, ou EIA, na sigla em inglês), o setor de estatísticas do Departamento de Energia dos Estados Unidos.

Segundo reportagem publicada pela BBC, o aumento da demanda será devido principalmente às necessidades de transporte. Nesse período, a participação dos membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opec) no fornecimento deverá cair dos atuais 39,7% para 38,4%. Essa redução vai ocorrer à medida em que países do Oeste Africano e da região do Cáspio aumentarem a produção.

Países da Ásia, especialmente China e Índia, serão os responsáveis pela maior demanda por petróleo. Ao mesmo tempo, até 2030 o maior produtor europeu, a Noruega, deverá reduzir sua participação de 3,6 milhões para 2,5 milhões de barris por dia.

"Muito da crescente demanda mundial por petróleo deverá ser destinada ao setor de transportes, no qual há poucas alternativas competitivas", diz o relatório.

O primeiro lugar no ranking de consumidores deverá continuar com os Estados Unidos. A previsão é de um consumo de 27,6 milhões de barris por dia, ante a média atual de 20,8 milhões de barris por dia.

Apesar da expectativa de crescimento da demanda mundial, os preços mais altos deverão controlar o mercado e aumentar a procura por fontes alternativas de energia, como carvão, gás e biocombustíveis. Em 2003, o petróleo respondeu por cerca de 38% do consumo total de energia mundial. Em 2030, a previsão é de que represente 33%. Nesta terça-feira, os preços do petróleo chegaram perto da marca de 70 dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Eleições nos EUA: Trump fará discurso às 21h09 e deve falar por 55 minutos na Convenção Republicana

Eleições Venezuela: Maria Corina Machado, lider da oposição, denuncia ataque; veja vídeo

Autor de atentado contra Trump também fez buscas sobre Joe Biden, diz FBI

Ursula von der Leyen é reeleita presidente da Comissão Europeia

Mais na Exame