Mundo

DEM lança 'guerra jurídica' contra assinaturas do PSD

Advogados da legenda foram orientados a questionar a coleta de assinaturas para criação da nova sigla nos cartórios eleitorais

O PSD de Kassab precisa coletar 482 mil assinaturas em pelo menos nove estados (Prefeitura de SP/Divulgação)

O PSD de Kassab precisa coletar 482 mil assinaturas em pelo menos nove estados (Prefeitura de SP/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2011 às 11h21.

São Paulo - O DEM prepara-se para deflagrar a guerra jurídica contra o PSD, partido a ser criado pelo prefeito Gilberto Kassab. Os advogados da legenda foram orientados a questionar a coleta de assinaturas para criação da nova sigla nos cartórios eleitorais e fazer denúncias sobre quaisquer indícios de irregularidades aos Ministérios Públicos Eleitorais.

Para ser criado, o PSD precisa coletar 482 mil assinaturas em pelo menos nove Estados. A lei determina que, para concorrer a uma eleição, o registro no Tribunal Superior Eleitoral deve ser feito até um ano antes da disputa. Se o PSD quiser concorrer na eleição de 2012, tem de obter o registro até outubro.

Após perder quadros para o PSD, o DEM quer inviabilizar o registro da sigla neste prazo, o que traria incerteza para os políticos que pretendem disputar a eleição no novo partido. A estratégia se baseia na experiência recente do PRB, que teria demorado mais de um ano para obter o registro - isso sem contar com a "atuação" de adversários. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilPartidos políticosPolíticaPrefeitosOposição políticaGilberto KassabDemocratas (DEM)

Mais de Mundo

Hillary Clinton cobra divulgação total dos arquivos de Epstein

Índia considera estabelecer idade mínima para acesso às redes sociais

Caso Epstein: Prefeita de LA pede renúncia do chefe das Olimpíadas de 2028

Morre Jesse Jackson, defensor dos direitos civis nos EUA