Mundo

Delegação alemã vai à Casa Branca para apurar espionagem

Delegação do governo alemão se reunirá om representantes da Administração americana na Casa Branca para obter explicações sobre suposta espionagem


	A Casa Branca, em Washington: para apurar as denuncias apresentadas pela imprensa alemã, Merkel enviou equipe à Casa Branca
 (Jewel Samad/AFP)

A Casa Branca, em Washington: para apurar as denuncias apresentadas pela imprensa alemã, Merkel enviou equipe à Casa Branca (Jewel Samad/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2013 às 09h12.

Berlim - Uma delegação do governo alemão se reunirá nesta quarta-feira com representantes da Administração americana na Casa Branca para obter explicações sobre a suposta espionagem à chanceler Angela Merkel.

O porta-voz da chanceler, Steffen Seibert, confirmou a realização dessa reunião hoje em entrevista coletiva. O encontro em questão foi marcado depois que o Executivo alemão teve conhecimento de que o celular de Merkel tinha sido interceptado pelos serviços secretos americanos.

Para apurar as denuncias apresentadas pela imprensa alemã, Merkel enviou à Casa Branca o coordenador em Chancelaria dos serviços secretos, Günter Heiss, e o seu conselheiro de política externa, Christopher Heusgen.

Segundo a imprensa alemã, o governo americano estará representado pela conselheira de segurança nacional, Susan Rice; o diretor nacional de inteligência, James Clapper, e a assessora em política antiterrorista e de segurança nacional de Obama, Lisa Monaco.

De acordo com o porta-voz de Merkel, o encontro de hoje deve "durar um tempo", já que, além das conversas em andamento, algumas outras serão necessárias. "O objetivo, neste caso, é conseguir uma nova base de entendimento", ressaltou Seibert.

Após a reunião de hoje, os presidentes dos serviços secretos interiores e exteriores da Alemanha, Hans-Georg Maassem e Gerhard Schindler, respectivamente, também deverão seguir em direção a Washington, onde devem se encontrar com outras autoridades americanas.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEspionagemEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricos

Mais de Mundo

Edmundo González Urrutia viajará aos EUA e quer se reunir com Biden

Premier da Áustria anuncia renúncia 'nos próximos dias'

Milei e González Urrutia recebem apoio de venezuelanos reunidos na Praça de Maio

Opositor venezuelano González Urrutia se reúne com Javier Milei em Buenos Aires