Dejetos da cavalaria real britânica vão gerar energia
No Brasil, processo já é utilizado pelos Dragões da Independência desde julho do ano passado
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.
São Paulo - O estrume dos cavalos da Tropa do Rei, unidade de cavalaria cerimonial do Exército britânico, terá a partir de 2011 um novo destino: a produção de energia para aquecer e iluminar a nova sede do regimento, no sul de Londres.
Segundo a BBC News, um porta-voz do Ministério da Defesa britânico disse que as fezes de 170 animais da Tropa do Rei serão utilizadas para gerar biocombustível. A medida estaria alinhada com a meta do governo para reduzir as emissões de carbono.
Nos últimos dois anos, o Ministério declarou ter conseguido uma redução de 12,5%, em comparação com os níveis de 20 anos atrás.
Processo já é usado no Brasil
Em Brasília, desde julho do ano passado, toneladas de estrumes produzidos pelos cavalos do 1º Regimento de Cavalaria de Guarda (RCG), oficialmente conhecido como Dragões da Independência, são usados para gerar energia e fertilizante.
A transformação fica a cargo de uma central de produção de biogás, formada por dois biodigestores, um misturador e um motor, que gera a energia elétrica. Economia é de cerca de 20% na conta de luz.
Leia mais: