Mundo

Déficit comercial americano cai em setembro e surpreende o mercado

Aumento das exportações e menor consumo de petróleo favoreceram a balança comercial dos Estados Unidos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O déficit comercial dos Estados Unidos em setembro atingiu 51,56 bilhões de dólares. Para a surpresa do mercado, o valor foi menor que o de agosto 53,55 bilhões de dólares e também ficou abaixo das expectativas dos economistas, que esperavam um saldo negativo de 53,50 bilhões no mês retrasado.

Segundo o Departamento de Comércio americano, o primeiro fator que amenizou as perdas comerciais de setembro foi a redução das importações de petróleo. Embora a cotação média do barril, no período, tenha sido de 37,62 dólares (um incremento de 1,25 dólar em relação a agosto), os gastos com esse item baixaram de 12,04 bilhões de dólares para 11,42 bilhões em setembro. O motivo foi a queda do volume comprado pelos americanos: 303,61 milhões de barris, contra 331,19 milhões em agosto.

Outro motivo para a redução do déficit comercial foi o aumento de 0,8% nas exportações. Com isso, a receita dos Estados Unidos subiu para 97,49 bilhões de dólares no mês retrasado. O Departamento de Comércio destacou o forte crescimento dos embarques de alimentos e de autopeças, entre outros.
Conforme o americano The Wall Street Journal, o saldo das transações os diversos parceiros comerciais dos Estados Unidos apresentou comportamentos distintos. O déficit com a China cresceu para 15,52 bilhões de dólares e alcançou o maior patamar já registrado. Já os prejuízos com o Japão caíram para 6,10 bilhões de dólares. Com a União Européia, o saldo negativo baixou para 5,73 bilhões.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame