Mundo

DaimlerChrysler estuda parceria com montadora chinesa Chery

Proposta é produzir pequenos carros de passeio para vender com a marca Dodge

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A DaimlerChrysler estuda uma parceria com a Chery, montadora chinesa que possui fábricas nos Estados Unidos e na Europa. A proposta é produzir pequenos veículos de passeios que seriam comercializados sob a marca Dodge em países desenvolvidos.

Segundo o jornal britânico Financial Times, a iniciativa é parte do esforço da DaimlerChrysler para implantar um sistema de produção de baixo custo, voltado para modelos menores. Para a Chery, um dos grupos chineses que se prepara para transformar a exportação em uma importante estratégia de crescimento, qualquer acordo que lhe dê acesso aos países desenvolvidos é bem-vindo.

Neste mês, o presidente do conselho de administração da Daimler, Dieter Zetsche, informou que a montadora mantém negociações com uma série de fabricantes de veículos da Ásia, com o objetivo de selar uma parceria para exportar produtos para a América do Norte.

Esta não é a primeira vez que uma montadora ocidental trabalha em conjunto com uma asiática. A chinesa Brilliance Auto, parceira da alemã BMW, afirmou nesta segunda-feira (25/9) que contratou um distribuidor para exportar 3 000 sedãs do modelo Zhonghua para a Europa. Será o primeiro lote que a empresa embarcará para este mercado. Mas a única montadora que mantém um programa regular de exportações de veículos para a Europa, a partir de parceiros asiáticos, é a japonesa Honda. No ano passado, a empresa começou a produzir, na China, o modelo Jazz para exportar para os europeus.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Presidente eleito do Chile enfrenta crise de incêndios florestais, que deixaram 19 mortos

Premiê alemão diz que UE pode impor tarifas recíprocas aos EUA se necessário

Natalidade da China bate nível mais baixo já registrado

PIB da China supera US$20 trilhões em 2025 e cresce 5%