Mundo

DaimlerChrysler estuda parceria com montadora chinesa Chery

Proposta é produzir pequenos carros de passeio para vender com a marca Dodge

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A DaimlerChrysler estuda uma parceria com a Chery, montadora chinesa que possui fábricas nos Estados Unidos e na Europa. A proposta é produzir pequenos veículos de passeios que seriam comercializados sob a marca Dodge em países desenvolvidos.

Segundo o jornal britânico Financial Times, a iniciativa é parte do esforço da DaimlerChrysler para implantar um sistema de produção de baixo custo, voltado para modelos menores. Para a Chery, um dos grupos chineses que se prepara para transformar a exportação em uma importante estratégia de crescimento, qualquer acordo que lhe dê acesso aos países desenvolvidos é bem-vindo.

Neste mês, o presidente do conselho de administração da Daimler, Dieter Zetsche, informou que a montadora mantém negociações com uma série de fabricantes de veículos da Ásia, com o objetivo de selar uma parceria para exportar produtos para a América do Norte.

Esta não é a primeira vez que uma montadora ocidental trabalha em conjunto com uma asiática. A chinesa Brilliance Auto, parceira da alemã BMW, afirmou nesta segunda-feira (25/9) que contratou um distribuidor para exportar 3 000 sedãs do modelo Zhonghua para a Europa. Será o primeiro lote que a empresa embarcará para este mercado. Mas a única montadora que mantém um programa regular de exportações de veículos para a Europa, a partir de parceiros asiáticos, é a japonesa Honda. No ano passado, a empresa começou a produzir, na China, o modelo Jazz para exportar para os europeus.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

António Guterres se diz "decepcionado" após Parlamento de Israel votar contra Estado palestino

Parlamento de Israel votou contra criação de Estado palestino por considerar 'ameaça existencial'

Tudo o que se sabe sobre o 'apagão cibernético' que afetou aeroportos e até a bolsa de valores

Policiais viram atirador de Trump em cima de telhado próximo a palco 20 minutos antes de atentado

Mais na Exame