Mundo

Dados mostram queda do ritmo de recuperação no Japão

Tóquio - Sinais de que a recuperação econômica do Japão pode estar perdendo ritmo emergiram hoje após a divulgação de queda do indicador de investimento futuro das empresas, queda da mais ampla medida do comércio do país e do nível de empréstimos bancários. O núcleo das encomendas de maquinários, que exclui o setor de navegação […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Tóquio - Sinais de que a recuperação econômica do Japão pode estar perdendo ritmo emergiram hoje após a divulgação de queda do indicador de investimento futuro das empresas, queda da mais ampla medida do comércio do país e do nível de empréstimos bancários.

O núcleo das encomendas de maquinários, que exclui o setor de navegação e elétrico e é um sinalizador dos investimentos de capital das empresas, recuou 9,1% em maio, a maior retração desde agosto de 2008. Foi a primeira queda do índice em três meses e segue-se a um aumento de 4% em abril. Economistas esperavam recuo de 3% no núcleo das encomendas.

Embora o dado sobre encomendas seja volátil e a queda de maio não deva mudar as expectativas de continuidade na recuperação gradual da economia japonesa, alguns economistas dizem que o fortalecimento do iene pode levar as empresas, a investir menos.

Já o Ministério das Finanças disse que o superávit em conta corrente do Japão caiu 8,1% em maio, em base anual, para 1,205 trilhão de ienes, refletindo queda das exportações, em parte em consequência da desaceleração dos efeitos das medidas de estímulo econômico no exterior. A previsão era alta de 0,8% no superávit, para 1,32 trilhão de ienes. Em abril, o superávit havia crescido 88%, para 1,242 trilhão de ienes. O superávit comercial cedeu em maio pela primeira vez no ano, em 0,6% para 391 bilhões de ienes. As exportações subiram ao menor ritmo em cinco meses.

Os empréstimos bancários, excluindo uniões de crédito, caíram 2,1%, em base anual, em junho, após cederem ao mesmo porcentual em maio, disse o Banco do Japão As informações são da Dow Jones.
 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoIndicadores econômicosJapãoPaíses ricosPIB

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA