Mundo

Cuba ouvirá 'com respeito' o papa Bento XVI, diz chanceler

O chanceler de Cuba, Bruno Rodríguez, disse nesta sexta-feira que o governo ouvirá "com respeito" Bento XVI em sua visita à ilha

As autoridades do Vaticano descartaram uma etapa na Cidade do México devido à altitude de 2.240 metros (©AFP / Andreas Solaro)

As autoridades do Vaticano descartaram uma etapa na Cidade do México devido à altitude de 2.240 metros (©AFP / Andreas Solaro)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2012 às 21h54.

Havana - O chanceler de Cuba, Bruno Rodríguez, disse nesta sexta-feira que o governo ouvirá "com respeito" Bento XVI em sua visita à ilha, depois de o Papa ter afirmado, no avião em direção ao México, que a ideologia marxista, "tal como foi concebida, já não corresponde à realidade"; pelo que "convém achar novos modelos".

"Ouviremos com respeito Sua Santidade", declarou Rodríguez ao inaugurar o centro internacional de imprensa para a visita do pontífice a Cuba, de segunda a quarta-feira da próxima semana.

"Respeitamos todas as opiniões (...), nosso povo tem convicções profundas¨, acrescentou Rodríguez, ao responder a uma pergunta sobre os comentários do pontífice.

Bento XVI também destacou a vontade de os católicos "contribuírem para um diálogo construtivo para evitar divisões", no momento em que a Igreja cubana tornou-se interlocutora política do governo comunista.

Segundo o chanceler cubano, "o projeto social do país está aberto à troca¨ e que na ilha existe "democracia" e "liberdade".

"As manipulações políticas serão destinadas ao fracasso", acrescentou.

Depois de 40 anos de confrontos com a Revolução de Fidel Castro, a Igreja cubana tem hoje a vocação de participar das reformas de modernização do governo que, em troca, permite a ela ampliar o campo de ação de suas atividades culturais e sociais.

Tanto o governo de Raúl Castro, a quem seu irmão Fidel entregou o comando em 2006, por problemas de saúde, quanto a oposição - toda considerada ilegal - aguardam a mensagem de Bento XVI, que celebrará duas missas campais, em Santiago de Cuba (sudeste), na segunda-feira, e em Havana, na quarta.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaIgreja CatólicaMéxicoReligião

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal