Mundo

Cuba confirma 5º caso de zika; vítima voltava do Brasil

Com este, já são seis os casos de zika em Cuba, cinco deles importados e um autóctone


	Vírus: Com este, já são seis os casos do vírus em Cuba, cinco deles importados e um autóctone
 (Alvin Baez / Reuters)

Vírus: Com este, já são seis os casos do vírus em Cuba, cinco deles importados e um autóctone (Alvin Baez / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2016 às 12h56.

Havana –- Cuba confirmou neste sábado o quinto caso importado de zika em um paciente de 27 anos que chegou à ilha em 9 de março desde o Brasil, para onde viajou por conta de assuntos pessoais.

O Ministério da Saúde Pública (Minsap) explicou em comunicado que o doente está "internado em bom estado geral", sem precisar sua nacionalidade.

Segundo a nota, o jovem começou a ter febre em 11 de março e no dia 13 foi ao Instituto de Medicina Tropical Pedro Kourí (IPK) em Havana, onde foi detectado "rash" (erupção cutânea) no pescoço, que no dia seguinte se estendeu ao tórax e os braços.

"Ao mesmo tempo, foram realizadas todas as ações de vigilância epidemiológica e controle vetorial", assegurou o Minsap.

Perante estes sintomas, aos que se unem cansaço e dor lombar, foi tomada uma amostra para detectar o vírus, confirmado pelo IPK em 17 de março.

Com este, já são seis os casos de zika em Cuba, cinco deles importados e um autóctone, diagnosticado em uma jovem de 21 anos de Havana sem antecedentes de ter viajado ao estrangeiro.

O resto dos afetados são três profissionais cubanos (uma engenheira informática, uma enfermeira e um técnico) que retornaram à ilha procedentes da Venezuela e um médico natural desse país sul-americano que viajou para Cuba para cursar uma pós-graduação.

Nas últimas semanas, Cuba desdobrou um plano de ação para enfrentar os vírus da zika, a dengue e a chicungunha que inclui a mobilização de 9 mil soldados das Forças Armadas e 200 policiais para combater o mosquito que transmite essas doenças mediante fumigações em casas e centros de trabalho. EFE

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDoençasZikaCubaDengue

Mais de Mundo

Rússia retoma ataques em larga escala contra Ucrânia durante onda de frio

Musk chama presidente da Espanha de ‘tirano’ por plano de restringir redes

Trump elogia Petro e diz amar a Colômbia após reunião na Casa Branca

Trump sanciona lei que encerra a paralisação do governo dos EUA