Mundo

Croácia recebe em um dia 8.750 refugiados de passagem

As autoridades croatas recebem e registram os refugiados que chegam ao país no centro de recepção de Opatovac, perto da fronteira com a Sérvia


	Refugiados esperam para serem registrados na Croácia: entraram no país mais de 44 mil refugiados desde o começo da afluência em massa de quarta-feira passada
 (Reuters / Marko Djurica)

Refugiados esperam para serem registrados na Croácia: entraram no país mais de 44 mil refugiados desde o começo da afluência em massa de quarta-feira passada (Reuters / Marko Djurica)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2015 às 08h56.

Zagreb - A Croácia recebeu ontem 8.750 refugiados vindos de zonas em conflito, e a última semana soma 44 mil, e a imensa maioria já seguiu viagem para a Alemanha e outros países da Europa Ocidental, segundo dados oficiais divulgados nesta quarta-feira.

As autoridades croatas recebem e registram os refugiados que chegam ao país no centro de recepção de Opatovac, perto da fronteira com a Sérvia, e depois organizam seu transporte para a fronteira com a Hungria, de onde seguem para Áustria e Alemanha.

Segundo o Ministério do Interior da Croácia, até às 9h (4h em Brasília) de hoje entraram no país mais de 44 mil refugiados desde o começo da afluência em massa de quarta-feira passada.

A Croácia se transformou em um país de passagem para a onda de refugiados que desejam chegar à Europa Ocidental após a Hungria fechar sua fronteira com a Sérvia semana passada.

O ministro do Interior, Ranko Ostojic, disse ontem à noite à imprensa que 39 mil refugiados tinham entrado no país e 32 mil já tinham saído em direção ao norte do continente.

O ministro disse que os refugiados estão sendo transportado desde Opatovac até as localidades fronteiriças de Baranjsko Petrovo Selo, Botovo e Goricani, onde as autoridades húngaras os transportam para a Áustria.

O centro de Opatovac, com uma capacidade para cinco mil pessoas, aloja nesta manhã cerca de 2.900 refugiados, e à cidade de Tovarnik já chegaram esta manhã 18 ônibus lotados, enquanto centenas de pessoas entram ilegalmente pela região de Bapska, 20 quilômetros ao norte de Opatovac.

A televisão pública croata HTV informou que os refugiados fazem filas em Opatovac, esgotados e nervosos, e insistem em seguir caminho ao Ocidente logo depois de receberem comida e descansarem um pouco.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasCroáciaEuropaImigraçãoRefugiadosUnião Europeia

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame