Mundo

Cresce apoio à reeleição de Cristina Kirchner, diz pesquisa

A última pesquisa da consultoria Management & Fit mostrou que 38,3 por cento das pessoas entrevistadas votariam em Cristina, acima dos 33,4 anteriores

A presidente argentina anunciou em 21 de junho que buscará sua reeleição depois de manter suspense por meses sobre seu futuro político (Juan Mabromata/AFP)

A presidente argentina anunciou em 21 de junho que buscará sua reeleição depois de manter suspense por meses sobre seu futuro político (Juan Mabromata/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2011 às 23h51.

Buenos Aires - A intenção dos eleitores de votar na presidente argentina, Cristina Kirchner, cresceu quase 5 pontos percentuais depois de seu anúncio de que tentará ser reeleita nas eleições de outubro, mostrou na quarta-feira uma pesquisa.

A última pesquisa da consultoria Management & Fit mostrou que 38,3 por cento das pessoas entrevistadas votariam em Cristina, acima dos 33,4 por cento vistos na pesquisa da mesma empresa divulgada há três semanas.

A presidente argentina anunciou em 21 de junho que buscará sua reeleição depois de manter suspense por meses sobre seu futuro político.

A intenção de voto para seu principal rival, segundo a pesquisa, o deputado social democrata Ricardo Alfonsín, cresceu quase 8 pontos percentuais, para 23,2 por cento, diminuindo a ampla diferença que o separa da presidente.

Com níveis de aprovação próximos de 50 por cento, a imagem de Cristina foi beneficiada pelo forte crescimento da economia doméstica, apesar das queixas dos argentinos pela falta de segurança e uma inflação elevada que o governo não reconhece oficialmente.

Em um distante terceiro lugar na pesquisa aparece o governador de Santa Fé, o socialista Hermes Binner, com 6,4 por cento, seguido pelo ex-presidente Eduardo Duhalde, com 5,4 por cento.

O primeiro turno será em 23 de outubro.

A pesquisa foi realizada entre 29 de junho e 2 de julho com 1.738 pessoas e tem margem de erro de 3,1 pontos percentuais.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaEleiçõesPolítica

Mais de Mundo

Com Itália envelhecida, projeto quer facilitar ida de imigrantes para trabalhar no país; entenda

Premiê de Bangladesh cancela viagem ao Brasil após protestos em massa

Supremo de Bangladesh anula cotas de emprego que geraram protestos com mais de 100 mortos

Coreia do Norte lança mais balões de lixo e Seul diz que tocará k-pop na fronteira como resposta

Mais na Exame