Mundo

Cortejo fúnebre de Mandela durará 3 dias em Pretória

O cortejo ocorrerá sempre às manhãs de quarta, quinta e sexta-feira da semana que vem, na cidade de Pretória


	Nelson Mandela: ícone da luta contra a segregação racial no país e Prêmio Nobel da Paz de 1993 morreu na última quinta-feira (5), aos 95 anos de idade
 (Alexander Joe/AFP)

Nelson Mandela: ícone da luta contra a segregação racial no país e Prêmio Nobel da Paz de 1993 morreu na última quinta-feira (5), aos 95 anos de idade (Alexander Joe/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2013 às 15h41.

Nova York e Joanesburgo - A África do Sul anunciou que fará três dias de cortejo fúnebre com os restos mortais do ex-presidente Nelson Mandela. O ícone da luta contra a segregação racial no país e Prêmio Nobel da Paz de 1993 morreu na última quinta-feira (5), aos 95 anos de idade.

O cortejo ocorrerá sempre às manhãs de quarta, quinta e sexta-feira da semana que vem, na cidade de Pretória. O corpo também será exposto na sede do governo. As autoridades ainda estudam a possibilidade de permitir o acesso do público à capela da sede do governo. Caso isso ocorra, todos terão de chegar ao local com ônibus especiais e será proibido o uso de máquinas fotográficas e câmeras filmadoras.

O enterro está previsto para o dia 15 de dezembro, na aldeia Qunu, onde Mandela nasceu, e contará com dezenas de chefes de Estado, líderes internacionais e personalidades mundiais de diversos setores. Ao longo dos 10 dias de luto decretados pelo governo, será organizada uma série de homenagens a Mandela, como uma cerimônia no estádio Soccer City, em Soweto.

O local pode receber até 90 mil pessoas. Os eventos têm sido considerados uma "prova de fogo" para as autoridades sul-africanas, que deverão organizá-lo com o máximo de segurança. O Exército sul-africano já está adotando medidas preventivas.

Uma delas foi a convocação de mais soldados, inclusive reservistas, para operarem na logística do funeral de Mandela. Os ex-presidentes norte-americanos Bill Clinton e George W.Bush viajarão com o mandatário Barack Obama na semana que vem para acompanhar o funeral de Mandela na África do Sul. Também devem comparecer à cerimônia as esposas dos ex-líderes. Ontem, o Empire State Building, em Nova York, acendeu luzes das cores da bandeira da África do Sul para homenagem Mandela.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁfrica do SulMortesNelson MandelaPolíticos

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA