Coreia do Sul realiza exercício naval com tensões do Norte

As manobras tiveram como objetivo fortalecer a posição de defesa sul-coreana no mar diante de um hipotético ataque do regime de Kim Jong-un

Seul - A Força Naval da Coreia do Sul realizou nesta terça-feira um exercício com fogo real no Mar do Leste (Mar do Japão), em uma nova ação que reflete a tensão militar vivida nos últimos dias na fronteira com a vizinha Coreia do Norte.

As manobras tiveram como objetivo fortalecer a posição de defesa sul-coreana no mar diante de um hipotético ataque do regime de Kim Jong-un, informou a Força Naval de Seul.

"O objetivo é pôr a toda prova nossa capacidade de realizar operações militares conjuntas frente a possíveis provocações da Coreia do Norte como as realizadas perto da Linha Limite do Norte (LLN)", afirmou a Marinha sul-coreana em comunicado.

A LLN, que separa as águas das duas Coreias do outro lado da península, no Mar Amarelo, é um dos pontos mais conflituosos da região, em torno do qual ocorreram diversos enfrentamentos entre Norte e Sul.

O exercício de hoje incluiu o lançamento de mísseis guiados antinavio Haesung-1, de fabricação local e com uma categoria de 150 quilômetros, e Harpoon, um projétil americano de características similares, segundo a Força Naval da Coreia do Sul.

Também participaram das manobras cerca de 20 embarcações, entre elas vários contratorpedeiros e submarinos, um helicóptero antissubmarino Lynx e vários aviões de combate K-5 e KF-16.

O exercício militar sul-coreano no Mar do Japão acontece um momento de tensão entre as duas Coreias, depois que o Norte efetuou na semana passada testes de artilharia nas proximidades da fronteira com o Sul no Mar Amarelo.

As Coreias do Norte e do Sul permanecem tecnicamente em conflito desde a Guerra da Coreia (1950-53), que terminou com um armistício que jamais foi substituído por um tratado de paz definitivo.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.