Mundo

Coreia do Sul diz que Norte enviou drones para fronteira

País teria encontrado evidências de que seu vizinho do norte enviou drones para vigilância da fronteira nas últimas semanas

Soldados sul-coreanos com binóculos durante uma operação militar com os Estados Unidos em Pocheon, ao sul da zona desmilitarizada (Kim Hong-Ji/Reuters)

Soldados sul-coreanos com binóculos durante uma operação militar com os Estados Unidos em Pocheon, ao sul da zona desmilitarizada (Kim Hong-Ji/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2014 às 14h19.

Seul - A Coreia do Sul informou nesta sexta-feira que encontrou evidências adicionais de que a Coreia do Norte enviou drones (aviões não tripulados) para vigilância da fronteira entre os países nas últimas semanas.

O Ministério da Defesa disse que, embora seu relatório não tenha sido conclusivo, era "praticamente impossível" que a aeronave veio de qualquer lugar mais longe do que a Coreia do Norte, dada a capacidade do motor, o tamanho do tanque do combustível e as condições meteorológicas durante o suposto voo.

O ministério também não encontrou evidências de que o lançamento tenha ocorrido dentro da Coreia do Sul, pois os desenhos dos drones diferem dos veículos aéreos não tripulados do país.

A Coreia do Sul descobriu três drones caíram em três pontos distintos perto da fronteira com a Coreia do Norte, a centenas de quilômetros de distância um do outro. O primeiro foi descoberto em Paju, ao norte de Seul, em 24 de março, e o segundo uma semana depois, na Ilha Baengnyeong no Mar Amarelo. O terceiro foi encontrado no domingo em uma montanha em Samcheok, a 290 quilômetros a leste de Seul.

As descobertas têm levantado dúvidas sobre a capacidade da Coreia do Sul para deter as incursões norte-coreanos em seu espaço aéreo. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulDiplomaciaGuerras

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame